Jornal da Praia

PUB

ROTA DOS ÓRGÃOS 2019

Quarta, 15 de Maio de 2019 em Cultura e Desporto 348 visualizações Partilhar

ROTA DOS ÓRGÃOS 2019

O Rotary Clube de Angra do Heroísmo – Cidade Património Mundial, tem vindo a organizar nos últimos anos um conjunto de concertos de órgãos de tubos, percorrendo várias igrejas de Angra do Heroísmo, numa iniciativa denominada "Rota dos Órgãos". Este ano, a iniciativa estende-se ao concelho da Praia da Vitória, mais concretamente, à igreja Matriz de Santa Cruz.

Desde sempre apoiada pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e pela Direção Regional da Cultura, este ano juntou-se a Câmara Municipal da Praia da Vitória, Museu de Angra, Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Santa Casa Misericórdia da Praia da Vitória, igreja Matriz da Praia da Vitória e igreja do Recolhimento de São Gonçalo.

O evento tem a direção artística e produção do organeiro Dinarte Machado.

O sucesso dos últimos anos levou o clube a organizar este ano “A Rota dos Órgãos”, cuja 5.ª edição, vai decorrer entre os dias 17 e 18 de maio, através de masterclasses, improvisação para crianças e quatro recitais de órgão de tubos.

A “Rota dos Orgãos” decorre esta sexta-feira, 18 de maio, pelas 21:00, na Igreja Matriz de Santa Cruz na Praia da Vitória. Prossegue no sábado, 19, pelas 15:00. A iniciativa continua nas Igrejas de Angra do Heroísmo: Nossa Sr.ª da Guia (Museu), Recolhimento de São Gonçalo e Igreja da Misericórdia.

Pela primeira vez esta edição acolhe um improviso, que decorre esta quinta-feira no órgão da Matriz de Santa Cruz com narração de um conto para crianças e jovens.

Durante este evento, decorrem ainda duas Masterclass, sob o tema: “O órgão histórico no Contexto da liturgia”, em colaboração com a Diocese de Angra, na igreja Matriz da Praia e na igreja de S. Gonçalo.

Durante as diversas edições colaboraram muitos organistas de relevo a nível nacional. Este ano, vai estar na ilha Terceira o organista Professor Doutor João Vaz, o organista e mestre de capela Filipe Veríssimo e a organista Professora Inês Machado. O narrador da improvisação para crianças é o Dr. Francisco Maduro Dias.

PROGRAMA

Esta sexta-feira, 17 de maio, na Igreja Matriz de Santa Cruz na Praia da Vitória, recital no seu órgão de tubos, pelo organista João Vaz, pelas 21:00.

No sábado, 18 maio, pelas 15:00, recital no Órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, Museu de Angra do Heroísmo, pelo organista João Vaz, a quem se juntará o organista Filipe Veríssimo, para uma peça final a quatro mãos. Ainda no sábado, pelas 16:00, um recital no Órgão histórico da Igreja do Recolhimento de São Gonçalo, em Angra do Heroísmo, pelo organista Filipe Veríssimo e pelas 17:00, recital no órgão histórico da Igreja da Misericórdia de Angra do Heroísmo, pela organista Inês Machado.

JP