Jornal da Praia

PUB

FERNANDO MENDES NO AUDITÓRIO DO RAMO GRANDE

Quarta, 15 de Maio de 2019 em Cultura e Desporto 286 visualizações Partilhar

FERNANDO MENDES NO AUDITÓRIO DO RAMO GRANDE

Este sábado, 18 de maio, pelas 21:30, o Auditória do Ramo Grande recebe a comédia “insónia”, com o humorista e apresentador do programa “Preço Certo” da RTP1, Fernando Mendes.

“Insónia” é um espetáculo para brincar com coisas sérias. Fernando Mendes a solo encarna a pessoa de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos que vive com a corda ao pescoço afogado em dívidas e créditos.

Ausento no casamento e também na paternidade, Custódio está à beira do divórcio. A mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida para além de comer, beber e dormir. E Custódio sente-se cansado, pesado e sem paciência. Vai vendendo vinho, mas, na verdade, é mais um consumidor e como tal equivoca-se e acha-se especialista.

Tipicamente português de café é desenrascado e tem lábia, mas falta-lhe profundidade intelectual e filosófica. Fala muito sem dizer nada.

Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, pára para pensar e ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil.

Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir.

Pelo meio desta ‘Insónia’ vamos assistindo a alguns programas de televisão que Custódio vai vendo para “ver se chama o sono”, onde Fernando Mendes protagoniza momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida.

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes é natural de Lisboa onde nasceu a 9 de Março de 1963. Estreou-se no Teatro ABC em 1980 com a peça Reviravolta ao lado de Eugénio Salvador e Florbela Queiroz –, é também, desde há 13 anos para cá, o apresentador do programa O Preço Certo, emitido pela RTP1 de segunda a sexta a partir das 19 horas.

Desde cedo a sua existência se confunde com os palcos e todo o ambiente cénico que os envolve já que acompanhava o pai, o ator Vítor Mendes, pelo país fora nas diversas revistas em que participava. É a ele que Fernando Mendes atribui a responsabilidade por esta paixão que é ser ator.

JP