Jornal da Praia

PUB

QUATRO RIBEIRAS: PROCISSÃO ACABA EM TRAGÉDIA

Quarta, 15 de Maio de 2019 em Atualidade 161 visualizações Partilhar

QUATRO RIBEIRAS: PROCISSÃO ACABA EM TRAGÉDIA

Ocorreu ontem, 14 de maio, pelas 20:29, na freguesia das Quatro Ribeiras, um despiste de viatura que provocou o atropelamento de várias pessoas que integravam uma procissão com cerca de 50 fiéis em honra de Nossa Senhora de Fátima. A tradicional procissão das velas, ocorre habitualmente no dia 13 de maio, mas este ano, por indisponibilidade do pároco local, também pároco da freguesia dos Biscoitos, onde tinha agendado o sacramento do crisma foi adiada para o dia seguinte.

Do acidente resultaram 15 vítimas (10 do sexo feminino e 5 de sexo masculino), das quais 2 mortais, 4 feridos graves e 9 feridos ligeiros. As vítimas foram assistidos no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) e no Centro de Saúde da Praia da Vitória.

Tudo aconteceu quando a procissão dirigia-se para a igreja onde celebrar-se-ia uma missa e uma viatura bateu nas pessoas que seguiam atrás.

Ambas as vítimas mortais são do sexo feminino com 68 e 84 anos. A senhora mais nova havia regressado há pouco tempo do Canadá onde residia com o prepósito de cuidar da irmã doente. A segunda vítima mortal de 84 anos era uma senhora muito devota e empenhada na sua fé.

Dos feridos em estado de maior gravidade, o que inspirava mais cuidados era uma senhora de 60 anos, que entretanto entrou em quadro clínico estável. Entre os feridos ligeiros estão pessoas com idades compreendidas entre os 16 e 77 anos.

As causas do acidente estão ainda por apurar, mas ao que tudo indica, o condutor do veículo, um homem de 32 anos de idade, que vive numa freguesia vizinha e deslocava-se para casa, terá ficado encadeado pela luz do sol a poente abalroando o cortejo religioso. Nos testes efetuados pelas autoridades policiais, o condutor não acusou o consumo de álcool nem de substâncias psicoativas.

O Serviço de Proteção Civil dos Açores empenhou nesta ocorrência, 24 bombeiros, 11 veículos e 2 elementos da equipa SIV. Também ocorreram ao local, agentes da Polícia de Segurança Pública; o presidente da Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória e uma equipa de apoio psicossocial.

Vasco Cordeiro, presidente do Governos dos Açores, assim como Tibério Dinis, presidente do Município da Praia da Vitória, transmitiram hoje, sentidas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas mortais.

A pequena (394 habitantes segundos os Censos 2011), pacata e envelhecida freguesia das Quatro Ribeiras está em completo estado de consternação com este acidente, algo que tão depressa não esquecerão, tanto mais que pela escassa população todos se conhecem e acabam por ser familiares. Apesar do desfecho trágico a população revela-se inabalável na sua fé.

JP