Jornal da Praia

PUB

Agnelo Ornelas do Rego homenageado na sua cidade

Sexta, 16 de Maio de 2008 em Atualidade 1048 visualizações Partilhar

Agnelo Ornelas do Rego homenageado na sua cidade Foi no passado dia 10 de Maio que foi assinalado o I Centenário do nascimento de Agnelo Ornelas do Rego, com o descerramento de uma placa na casa onde nasceu este ilustre praiense, sita na Rua de Jesus e onde actualmente funciona uma das valências da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, o ETIS –Bar Cultural.

 

A cerimónia foi promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e pela Santa Casa da Misericórdia praien­se, que contou com uma missa na Igreja Matriz e um colóquio proferido por Cota Moniz realizado no ETIS –Bar Cultura, sobre a vida de Agne­lo Ornelas do Rego.

 

Agnelo Ornelas do Rego, nasceu na cidade da Praia da Vitória em 10 de Maio de 1908, tendo-se licenciado em Direito em 1930.

 

Iniciou carreira profissional na ilha das Flores, a 1 de Fevereiro de 1932, como conservador efectivo do Registo Predial. Em 1934, transfere-se para a então vila da Praia da Vitória e em 1937, encontra-se a executar funções em Angra do Heroísmo.

 

A seu pedido, em 1973, fica aposentado.

 

Da sua carreira, consta a presidência da Comissão de Assistência Judiciária, subs­tituindo com frequência o Juiz de Direito e interveio como juiz adjunto no Tribunal Colectivo.

 

Na sua passagem pelas Flores, exerceu funções de presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal.

 

Foi ainda deputado à As­sembleia Nacional, com intervenções relevante em prol do distrito de Angra do Heroísmo, bem como presi­dente da Junta Geral de Angra.

 

Agnelo Ornelas do Rego foi, sem dúvida, uma figura ilustre da Praia da Vitória que, merece um trabalho de investigação apurado da figura proeminente que marcou uma época.