Jornal da Praia

PUB

TURISMO: CRUZEIROS TRAZEM NOVE MIL VISITANTES À TERCEIRA

Quinta, 25 de Abril de 2019 em Atualidade 202 visualizações Partilhar

TURISMO: CRUZEIROS TRAZEM NOVE MIL VISITANTES À TERCEIRA

Depois da escala surpresa e inaugural, hoje, 25 de abril, do Rotterdam, emblemático navio do prestigiado armador Holland America Line, estão previstas mais duas estreias por parte daquela companhia holandesa na Praia da Vitória. Inevitável destaque para o dia 28 de abril, com o novíssimo Nieuw Statendam, a mais recente joia da frota, mas também para o dia seguinte com a primeira vez na ilha lilás do paquete Zuiderdam.

O Nieuw Statendam iniciou atividade a o6 de dezembro de 2018 e foi o segundo navio construído segundo o projeto Pinnacle. À semelhança da maioria dos navios da Holland America Line, coube aos estaleiros italianos de Fincantieri a concretização de mais este projeto. Possui cerca de 100 mil toneladas de arqueação bruta, 297 metros de comprimento, 35 metros de boca e 8 metros de calado, com capacidade para acomodar 2600 passageiros e 1100 tripulantes. Nesta viagem, encontram-se a bordo 2515 passageiros e 993 tripulantes e a escala inaugural nos Açores ocorre no âmbito de um cruzeiro de 15 dias que liga Fort Lauderdale a Amesterdão. A madrinha do navio é a conhecida apresentadora televisiva/atriz norte-americana Oprah Winfrey.

Para o dia 29, está programada a escala inaugural do Zuiderdam. Esta estreia integra-se num cruzeiro transatlântico eastbound, iniciado no passado dia 21 do corrente, em Fort Lauderdale, e tem como destino último a cidade de Copenhaga. Os 1870 passageiros e 787 tripulantes, para além da Praia da Vitória, vão ainda visitar as cidades de Cherbourg, Zeebrugge e Amesterdão. Inaugurado em dezembro de 2002, o Zuiderdam também foi construído na Itália e pelos mesmos estaleiros que o Nieuw Statendam. Todavia, o Zuiderdam foi o primeiro navio da aclamada classe Vista, uma classe que marcou uma década na construção naval de navios de cruzeiros. Com 285 metros de comprimento, 32 metros de boca e os 7,8 metros de calado, possui 82,305 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para acomodar 2272 hóspedes e 880 tripulantes.

No entanto, outras companhias vão fazer escala nesse período. No último dia de abril, regresso do conhecido Oriana para a terceira de quatro escalas previstas para o corrente ano, e no primeiro de maio o Porto de Pipas deverá ser o cenário de mais uma visita protagonizada por um habitué destas paragens, o navio de cruzeiros de expedição Bremen. A escala na ilha Terceira, será uma das cinco visitas agendadas a outras tantas ilhas açorianas, naquele que é um segmento do turismo de cruzeiros cada vez mais relevante no contexto açoriano.

Entre passageiros e tripulantes, num espaço de apenas quatro dias, estimamos que estas quatro escalas representem um movimento de cerca de nove mil pessoas na Terceira.

PA/JP