Jornal da Praia

PUB

ESCOLA VITORINO NEMÉSIO COMUNICA O "25 DE ABRIL" DE FORMA NÃO CONVENCIONAL

Sexta, 19 de Abril de 2013 em Opinião 1202 visualizações Partilhar

ESCOLA VITORINO NEMÉSIO COMUNICA O "25 DE ABRIL" DE FORMA NÃO CONVENCIONAL

A Escola Secundária Vitorino Nemésio enviou uma nota de serviço em que em que se determinava o fim das turmas mistas e a separação por sexos no espaço escolar.
Tal não foi o espanto dos encarregados de educação e da comunidade em geral!
Sucede que, afinal tudo não passava de uma manobra forjada para criar "buzz", chamando à atenção de todos os cidadãos indignados do impacto que teve o 25 de Abril nas nossas vidas.
Há quem cante a Grândola Vila Morena, há quem use a liberdade de expressão, há quem chame a atenção de forma sui generis, como foi o caso do Conselho Executivo da Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Foi uma comunicação não convencional, querendo despertar a inquietação do estudante.
Tratar-se-ia de uma ordem que violaria os mais básicos princípios na nossa Constituição, mormente o princípio da igualdade, plasmado no seu art. 13.º.
Felizmente, tudo não passava de uma forma, para uns engraçada, para outros menos, de chamar à atenção de que o verdadeiro poder democrático reside em nós e nas nossas liberdades.
Os alunos da ESVN não se vão esquecer do que se passou, até porque, de acordo com o que se sabe, não ficaram impávidos e serenos. Ergueram-se contra o que aparentemente lesaria os mais básicos princípios em que se funda a nossa sociedade democrática, organizando-se, comunicando aos encarregados de educação.
Até a Associação de Estudantes já preparava uma posição de indignação perante o sucedido.
Até que veio o desmentido fundamentado em:http://moodleesvnemesio.info/sESVN/sites/default/files/ficheiros_imagens_site/esclarecimento%20vn.pdf
Esta foi uma aula que não será esquecida, e teve um impacto três vezes superior do que uma palestra sobre as liberdades, com linguagem complexa e (não devíamos dizer isto, mas dizemos) enfadonha.
Viva à liberdade de expressão! Viva ao 25 de Abril!

Texto/ LVL