Jornal da Praia

PUB

FESTIVAL PEIXE SECO DA GRACIOSA

Quinta, 18 de Abril de 2019 em Atualidade 103 visualizações Partilhar

FESTIVAL PEIXE SECO DA GRACIOSA

O Presidente da GRATER Mar, Tibério Dinis, falava na conferência de imprensa de apresentação do Festival do Peixe Seco da Graciosa, realizada na passada terça-feira, 16 de abril, sobre como este produto tem vindo a ganhar quota de mercado, estando cada vez mais presente na restauração.

O responsável pela GRATER Mar explica que este produto “é considerado um produto emergente, de qualidade e de valor acrescentado, a par dos produtos gourmet”, motivado pela sua produção local e qualidade do pescado açoriano, conferindo-lhe” um maior valor comercial” a nível mundial.

Este festival, financiado no âmbito dos custos operacionais e de animação do GAL pescas, pelo FEAMP, resulta de uma parceria entre a GRATER Mar e a Associação de Pescadores Graciosense, decorre a 07 e 08 de agosto, sendo para Tibério Dinis “uma iniciativa meritória, pois coloca em destaque um produto que deve ser valorizado” e com um grande potencial de geração de riqueza e emprego”. Outrora este era visto como “um produto de valor menor, mas que hoje é cada vez mais presença assídua na alimentação”.

O evento abordará temáticas relacionadas com a Pesca, nomeadamente o papel do movimento associativo nas pescas, assim como a valorização e inovação dos produtos associados à pesca. No primeiro dia do evento decorrerá um seminário, com um painel de debate, com a presença de jornalistas, revistas da especialidade e representação do governo. A 8 de Agosto, haverá um momento de degustação com vários tipos de peixe seco, cozinhado de várias formas, mostrando assim esta tradição Graciosense. O evento contará com a presença de diversos oradores que desempenham funções profissionais com relevância para o desenvolvimento do setor das Pescas na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente, da Federação das Pescas dos Açores.

ASSEMBLEIA GERAL DA GRATER

Decorreu na passada segunda-feira, dia 15 de abril, na Ilha Graciosa, a Assembleia Geral Ordinária da GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional.

No âmbito da reunião que decorreu no Multiusos da Graciosa, na freguesia de Santa Cruz, foram sujeitos a apreciação e votação pelos associados da GRATER: o Relatório de execução do PRORURURAL + referente a 2018; o Relatório de Gestão e Contas referente ao exercício de 2018; assim como, foi realizada a avaliação intercalar da Estratégia de Desenvolvimento Local ao DLBC Rural.

GI-GRATER/JP