Jornal da Praia

PUB

DECORRE NA PRAIA DA VITÓRIA: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO CRIATIVO E INTELIGENTE

Sexta, 05 de Abril de 2019 em No Concelho 124 visualizações Partilhar

DECORRE NA PRAIA DA VITÓRIA: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO CRIATIVO E INTELIGENTE

Decorre na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, hoje, 05 de abril, o Seminário Internacional dedicado ao Turismo Criativo e Inteligente para os espaços insulares. O fórum, pretende colocar em discussão diversas estratégias, soluções e desafios para os Açores, enquanto destino turístico, reunindo vários especialistas na matéria, oriundos de universidades nacionais e internacionais, assim como dirigentes de empresas públicas e privadas ligadas ao setor turístico regional.

Temáticas como “Turismo Criativo e Inteligente: oportunidades para os destinos insulares”; “Smart & Creative Tourism”; “Turismo Criativo na Natureza”; “Innovation and Technology applied to tourism”; “Turismo Acessível: Uma oportunidade para os Açores”; “Resiliência e sustentabilidade nos destinos insulares”; “Turismo Criativo e Inteligente: Desafios para o Destino Açores” e “Turismo dos Açores – desafios e sustentabilidade”, estão em debate.

SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE AMBIENTAL

Discursando na sessão de abertura, Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, assegura que a oferta turística do Concelho garante “sustentabilidade e qualidade ambiental”, trabalhando a promoção a um nível intermunicipal e procurando que todos os envolvidos no setor turístico, inclusive os turistas, possam ser “verdadeiros embaixadores da Praia da Vitória”. O autarca considerou o turismo como “uma prioridade da nossa linha de atuação diária”, apontando os desafios que a Praia da Vitória tem pela frente neste domínio.

“O setor do turismo é uma prioridade na nossa linha de atuação diária. Não só ao nível da definição de estratégias locais e intermunicipais, mas também de ligações com as outras ilhas, criando produtos de interesse entre as várias ilhas e concelhos, mas, também, no dia-a-dia, capacitando os nossos empresários, os colaboradores municipais e toda a população para os desafios do turismo”, disse.

“Na Praia da Vitória temos dois grandes desafios do ponto de vista turístico. O principal prende-se com a nossa sustentabilidade ambiental e a sua cada vez maior promoção e divulgação”, assumiu Tibério Dinis, acentuando que a Praia da Vitória “não se cansarás de afirmar a sua sustentabilidade e qualidade ambiental”, ao ponto de, acrescentou, “a estratégia de promoção, este ano, passar exatamente por aí, pelo foco na promoção na natureza e nas experiências que os empresários que tem a sua atividade no Concelho podem proporcionar a todos os que nos recebem”.

Neste Seminário que junta na Praia da Vitória quase uma centena de especialistas, alunos do setor, empresários e outros interessados, o edil praiense concluiu que o segundo desafio que existe passa por assegurar que todos os envolvidos na atividade possam ser “embaixadores” do Concelho: “O segundo desafio é conseguir que todos os que participam nestes eventos, todos os que desenvolvem a sua atividade relacionada com o setor, todos os praienses e mesmo todos os turistas que por cá passem possam ser verdadeiros embaixadores da Praia da Vitória, que possam levar o bom nome desta Cidade e deste Concelho, divulgando o que de bom a Praia da Vitória tem para oferecer, porque acreditamos no setor do turismo sustentável, com cada vez maior criatividade ao nível da sua promoção, mas sem colocar em causa os nossos recursos”.

TERCEIRA COM CRESCIMENTO DE DORMIDAS

Marta Guerreiro, a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, realçou dados que comprovam que a Praia da Vitória e a Ilha Terceira têm apresentado dos melhores resultados da região e revelou que os voos diretos de Nova Iorque para os Açores, operados pela DELTA Airlines, vão trazer muitos americanos à ilha este verão.

“A Ilha Terceira teve um crescimento das dormidas, nos últimos dois anos, e em todas as tipologias de alojamento, superior ao crescimento regional, na ordem dos 33%, com destaque para o alojamento local, a par do turismo em espaço rural. Em termos de mercados emissores, o português registou um crescimento de 63%, entre 2016 e 2018”, afirmou a governante.

Aliás, e sobre a operação da DELTA para os Açores, Marta Guerreiro anunciou que, fruto de uma parceria entre a companhia americana, o operador Azores Gateways e a SATA Air Açores, “estão disponíveis, desde o início de março, pacotes e voos combinados entre a DELTA e SATA Air Açores dos EUA para a Terceira, e vice-versa”.

A titular da pasta do Turismo na Região referiu ainda que “as principais estratégias para 2019 passam pela redução da sazonalidade; a descentralização de fluxos para outras ilhas, a aposta no marketing digital e o reforço da captação de novas conectividades para o período 2019-2021”.

GP-MPV/JP