Jornal da Praia

PUB

XII RAMO GRANDE AZORES CUP BATE TODOS RECORDES

Quarta, 03 de Abril de 2019 em Cultura e Desporto 118 visualizações Partilhar

XII RAMO GRANDE AZORES CUP BATE TODOS RECORDES

O “XII Ramo Grande Azores Cup” – Torneio de futebol de formação – organizado pelo Juventude Desportivo Lajense, foi na noite da passada segunda-feira, 01 de abril, oficialmente apresentado na sede social do clube, na vila das Lajes.

O Torneio decorre como habitualmente no fim de semana de Páscoa, este ano de 18 a 21 de abril, no Campo Municipal Manuel Linhares de Lima, batendo nesta 12.ª edição,todos os recordes das edições anteriores.

Para o “XII Ramo Grande Azores Cup” estão alinhadas 26 equipas, originando 55 jogos, envolvendo 436 jogadores, divididos pelos escalões de sub-11 e sub-13 e mais 102 elementos ligados aos staff’s técnicos e dirigentes dos clubes, tal como 103 colaboradores da organização, num total, à partida, de 605 pessoas envolvidas.

Recorde também no número de clubes participantes fora da ilha, ao todo 11. No escalão de sub-11, o Torneio terá participação das equipas “A” e “B” do Juventude Desportiva Lajense, trazendo à vila das Lajes emblemas consagrados do futebol nacional, como o Sporting Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga, Dragon Force Braga/ADC Aveleda, Clube Oriental de Lisboa, e ADRC Os Xavelhas. Da ilha Terceira participam todos os clubes com conjuntos neste escalão, nomeadamente o Lusitânia, Angrense, Praiense, Vilanovense, Boavista da Ribeirinha e Barreiro. Da ilha de São Miguel vem a equipa do Águia dos Arrifes.

Quanto ao escalão de sub-13, vão participar para além da equipa organizadora, os italianos do Montecchio Maggiore, os norte-americanos do Connecticut, os micaelenses do Santa Clara e Vasco da Gama, os picoenses do Madalena, e da ilha Terceira o Lusitânia, Angrense, Praiense, Vilanovense, Fontinhas e Boavista da Ribeirinha.

O Embaixador da edição deste ano é o jovem jogador Gustavo Martins (atualmente ao serviço do Estoril-Praia, mas que foi campeão regional de juvenis pelo Lajense e daí deu o salto para voos mais altos), enquanto o Padrinho do Ramo Grande Azores Cup, este ano, será um dos mais carismáticos avançados sportinguistas e atual comentador desportivo Manuel Fernandes.

O “Ramo Grande Azores Cup” tem vindo a afirmar-se desde da sua criação, em 2007, por Hélio Ormonde, então designado “Torneio do Ramo Grande”, como um dos mais importantes torneios de Páscoa de futebol de formação do país. Daí até à internacionalização, foi um estreito passo, razão pela qual o torneio adotou a atual designação.

Por ocasião da 10.ª edição, em 2017, Jornal da Praia entrevistou o mentor da iniciativa, na qual, Hélio Ormonde, revelou-se surpreendido com a dimensão e qualidade que o torneio veio a atingir ao longo dos anos, sublinhando que apesar de ser o mentor da ideia, a sua materialização só foi possível graças à preciosa ajuda de Délio Meneses e Rui Martins, à envolvência das direções do JDL e à confiança e apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na pessoa do ex-presidente Roberto Monteiro, que acreditando no projeto fez que a ele outros se juntassem.

Esta edição terá cobertura cobertura televisa pela Sporting TV, com transmissões de alguns jogos em diferido e vários apontamentos de reportagem sobre a competição.

GP-MPV/JP