Jornal da Praia

PUB

DIA MUNDIAL DA ÁGUA CELEBRADO NA PRAIA DA VITÓRIA

Segunda, 25 de Março de 2019 em No Concelho 294 visualizações Partilhar

DIA MUNDIAL DA ÁGUA CELEBRADO NA PRAIA DA VITÓRIA

O Dia Mundial da Água, assinalado anualmente a 22 de março, foi celebrado esta segunda-feira, 25, na Praia da Vitória, contando com a presença de 150 crianças das escolas do 1º ciclo do Concelho, com idades compreendidas entre os sete e os dez anos, para a realização de um peddy paper pelo centro histórico da Cidade.

A iniciativa, que resultou de uma parceria entre a Autarquia Praiense, a Cooperativa Praia Cultural (CPC) e a Empresa Municipal Praia Ambiente (PA), visou a sensibilização dos mais pequenos para a gestão deste recurso essencial à preservação do meio-ambiente e à sustentabilidade do planeta.

As crianças partiram à descoberta de diversos elementos e espaços associados à distribuição e conservação de água na Cidade. Ao longo da Rua de Jesus, e até à Praça Francisco Ornelas da Câmara, diversas atividades lúdicas e recreativas despertaram a curiosidade das mesmas para o funcionamento deste recurso.

Segundo o presidente da Empresa Municipal Praia Ambiente, Tiago Ormonde, “A preservação de recursos como a água é algo extremamente importante na construção de um futuro sustentável e, desde já, um trabalho que envolve toda uma comunidade, tendo por base o apoio das novas gerações. Partindo desta premissa, apostamos na dinamização deste dia contando com a presença das crianças do 1º ciclo do Concelho, afinal são eles, também através destas iniciativas, que irão perpetuar uma mensagem de poupança e valorização da nossa água”.

“No decorrer desta ação, as crianças puderam observar, e acho extremamente interessante, como era recolhida e racionada a água nas habitações de antigamente, concretamente na Casa de Vitorino Nemésio, onde é possível observar a recolha da água proveniente das chuvas e como esta era poupada para poder satisfazer as necessidades diárias. Pretendemos que as crianças possam também compreender como a água, hoje um bem adquirido, era algo escasso na altura”, explicou.

“Naturalmente, a mensagem central é a de que se todos soubermos reduzir o uso de água, estamos a ser amigos do ambiente e a garantir o bem-estar do planeta, das pessoas que nele residem”, referiu.

Na Praça Francisco Ornelas da Câmara, as crianças presentes puderam deixar a sua marca num placar alusivo ao Dia Mundial da Água, representativo da mudança que os mais pequenos podem realizar na sociedade.

A organização do evento ficou a cargo do Gabinete de Educação Ambiental da PA, contando também com o apoio de outros técnicos da própria empresa municipal. Integraram ainda a iniciativa o departamento de Educação e Reabilitação e os gabinetes de Desporto, Comunicação, e Turismo da CPC.

GP-MPV/JP