Jornal da Praia

PUB

ANGRA COM VIDA: OS THE GIFT

Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 em Cultura e Desporto 138 visualizações Partilhar

ANGRA COM VIDA: OS THE GIFT

A Primavera este ano ganha novas sonoridades entre nós, com a atuação em Angra do Heroísmo de uma das maiores bandas portuguesas, os The Gift. São a segunda banda nacional a atuar na iniciativa cultural Angra Com Vida deste ano, após o Projecto Alexander Search de Salvador Sobral e Júlio Resende.

O Concerto em Angra do Heroísmo acontece a 15 de março, no palco do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, integrado na nova digressão da banda liderada por Sónia Tavares: “The Gift Primavera/Verão 2019”. Um verdadeiro presente.

Nesta Digressão os The Gift são mais íntimos que nunca. No palco a intimidade ganha outra forma. Um espetáculo impreterível.

No texto de apresentação da digressão fica assim a promessa de intimidade, de partilha: Cá dentro ecoa um piano. Uma voz. Mil sons que são trazidos pela brisa quente que move cortinas finas. Brancas. E logo imaginamos a voz poderosa de Sónia a preencher o Centro Cultural, a derramar-se por Angra, a inundar os nossos sentidos com os timbres e as letras que nos conquistaram nestes últimos 25 anos, como “Ok! Do you Want something simple?”ou “Fácil de Entender”.

O Grupo dispensa apresentações, mas nunca é demais recordar que não conquistaram apenas o público, mas também a crítica, contando no seu palmarés com prémios como o da MTV Europe Music Awards na categoria de Best Portuguese Act” em 2005 com o álbum AM-FM, feito que quase repetiam em 2011, para o qual foram novamente nomeados, ou o Globo de Ouro de Melhor Grupo em 2006, precisamente com o álbum “Fácil de Entender”. De realçar ainda a colaboração com o reconhecido produtor Brian Eno, que colaborou com ícones da música internacional como David Bowie, os U2, Coldplay ou os Talking Heads, entre outros, na composição e letras do disco “ALTAR”, lançado em abril de 2017.

“Os The Gift são uma banda de referência para várias gerações pelo que não podíamos estar mais satisfeitos por recebê-los no âmbito do Angra Com Vida. Julgo que o público não vai querer perder a grande oportunidade que é assistir a um concerto incluído na digressão nacional desta banda fabulosa que é, além de tudo mais, um exemplo de iniciativa, empreendedorismo e garra, pois além de artistas é preciso não esquecer que a banda tem o seu próprio estúdio, em Alcobaça, e a sua própria editora.” - referiu, a respeito o Vereador Guido Teles.

“Mas, acima de tudo, vale a pena vir ao concerto dos The Gift para se deixar surpreender por uma banda que nunca deixou de se reinventar, e, por isso mesmo, continuam a conquistar novos públicos no país e lá fora. Deixo aqui o repto para não perderem um dos grandes momentos culturais previstos para este ano” - acrescentou o autarca.

Assim, É Fácil de Entender todas as razões pelas quais não vai querer perder este concerto. Um dos concertos imperdíveis de 2019.

GC-MAH/JP