Jornal da Praia

PUB

DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS ASSINALADO NA PRAIA DA VITÓRIA

Quinta, 31 de Janeiro de 2019 em No Concelho 149 visualizações Partilhar

DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS ASSINALADO NA PRAIA DA VITÓRIA

A Câmara Municipal da Praia da Vitória promove, hoje e amanhã, um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Visitas de crianças do ensino pré-escolar do Concelho ao Centro de Interpretação Ambiental dos pauis da Praia da Vitória e a organização de um Seminário dedicado à temática “Alterações Climáticas? Conhecer para Agir”, são os principais pontos de realce da celebração de uma efeméride que vai também envolver empresários do setor turístico e guias da natureza.

Segundo a Vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Raquel Borges, “o Dia Mundial das Zonas Húmidas é comemorado desde 2009, sempre reunindo num seminário especialistas de variadas áreas para abordar temáticas no âmbito da Convenção de RAMSAR, entidade internacional que tem por missão a preservação destes valiosos ecossistemas a nível mundial”. Este ano não será exceção: “com início pelas 14h00, de sexta-feira, dia 1 de fevereiro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, decorrerá o Seminário intitulado “Alterações Climáticas? Conhecer para Agir. Este espaço de partilha de conhecimento e debate contará com a presença do Professor Doutor João Porteiro, que abordará a temática anual 2019 relativa à Convenção RAMSAR; de seguida (14h45) o especialista em Climatologia, Professor Doutor Eduardo Brito de Azevedo, falará sobre o que se perspetiva serem as alterações climáticas nos Açores; na segunda parte do Seminário (15h30), o Professor Doutor Francisco Cota Rodrigues, falará sobre as alterações climáticas e as suas consequências na hidrologia da Ilha Terceira, encerrando (16h00) o Professor António Frias Martins, professor jubilado da Universidade dos Açores, que abordará a importância das zonas húmidas no contexto das alterações climáticas”. A sessão de encerramento do Seminário está previsto para as 16h30.

Hoje, 31 de janeiro, o dia será preenchido com visitas de crianças do ensino pré-escolar das Eco-Escolas do Concelho ao Centro de Interpretação Ambiental dos Pauis, assim como proceder-se-á à inauguração de uma maquete do mesmo Centro onde é demonstrada a utilização de técnicas de sustentabilidade ambiental, nomeadamente o uso de energias renováveis e a captação e reutilização das águas pluviais para fins sanitários”. No final da iniciativa será entregue às crianças um lanche, numa perspetiva de sensibilização para uma alimentação saudável, uma parceria entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Unidade de Saúde da Ilha Terceira. No período da tarde desta quinta-feira, decorre no Auditório do Ramo Grande, o XXII Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza.

Na manhã de sexta-feira, 01 de fevereiro, numa iniciativa direcionada aos empresários do setor turístico, serão descerradas placas comemorativas da receção do prémio “Município do Ano”, atribuído à Praia da Vitória pela implementação do projeto LIFE CWR. No período da tarde, decorrerá o Seminário intitulado “Alterações Climáticas? Conhecer para Agir.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas celebra-se a anualmente a 02 de fevereiro, na sequência da criação da Convenção de RAMSAR (Irão) relacionada com a conservação e uso sustentável das Zonas húmidas a 02 de fevereiro de 1971, tendo a primeira celebração ocorrido em 1997.

Segundo a Convenção de RAMSAR, entende-se por zonas húmidas as áreas de sapal, paul, turfeira, ou água, sejam naturais ou artificiais, permanentes ou temporários, com água que está estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo águas marinhas cuja profundidade na maré baixa não exceda seis metros.

GP-MPV/JP