Jornal da Praia

PUB

2019 CONSOLIDA TURISMO DE CRUZEIROS NO ARQUIPÉLAGO

Quarta, 30 de Janeiro de 2019 em Atualidade 111 visualizações Partilhar

2019 CONSOLIDA TURISMO DE CRUZEIROS NO ARQUIPÉLAGO

O ano de 2019 perspetiva-se como de consolidação do crescimento que tem sido verificado no arquipélago ao nível do turismo de cruzeiros, apontando as previsões para 175.000 passageiros e para 152 escalas, de acordo com dados disponibilizados à comunicação social pela Portos dos Açores, S.A. esta semana, no decorrer de uma visita a bordo do navio ‘Ventura’, em trânsito na Praia da Vitória.

Aqueles números, a confirmar-se, serão recordes na Região, se bem que quanto a escalas igual movimento foi já atingido no ano de 2017, enquanto ao nível de passageiros a melhor marca é, até agora, de 164.000, tendo sido registada no ano de 2018. Se àquele número de passageiros se juntar perto de 72.000 tripulantes previstos, serão, no total, cerca de 247 mil visitantes, situação a ter em conta por parte dos agentes económicos que dinamizam atividades relacionadas com este importante nicho de mercado para os Açores.

O Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A. especificou, entretanto, na mesma altura, que neste ano de 2019 se aguardam 23 escalas de navios de cruzeiro na Terceira, 22 no Faial e 81 em São Miguel, sendo o Porto de Ponta Delgada aquele que irá registar mais visitantes, cerca de 127.000, seguido dos portos da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, que, no seu conjunto, deverão receber 30.000 turistas de cruzeiros. No Faial aguardam-se 17.000 passageiros. Outro aspeto relevante prende-se com o facto de todas as ilhas, incluindo o Corvo, registarem este ano pelo menos duas escalas, tendo o Pico e a Graciosa, para já, quatro em previsão.

Como habitualmente, Abril deverá, mais uma vez, ser o mês de maior azáfama, com 41 escalas, embora maio, com 25, outubro, com 19, e novembro, com 15, se assumem como meses de considerável movimento.

 ‘Star Pride’, ‘Nieuw Statendam’, ‘Hanseatic Nature’, ‘Norwegian Pearl’, ‘Celebrity Reflection’, ‘Norwegian Encore’, ‘Marella Explorer’, ‘Viking Sky’ e ‘Mein Schiff Herz’ deverão ser os navios em estreia nos mares açorianos, num ano que se saúda o regresso do armador Windstar Cruises, após longo interregno, desde 2007.

Relativamente aos armadores/operadores mais ativos nos Açores, aponta-se para que a P&O Cruises, com 15 escalas, mantenha-se na liderança, seguida da AIDA Cruises, com 14 visitas e da Hapag-Lloyd, com 13. Realce ainda para o importante incremento de escalas no nosso arquipélago por parte de conhecidas companhias como são os casos da Royal Caribbean, Regent Seven Seas e Norwegian Cruise Line.

Destaque final para mais um armador a realizar uma operação de visitas regulares aos Açores durante o Inverno. Trata-se da germânica TUI Cruises, que inicia, a partir do final de 2019, várias escalas ao nosso arquipélago.

Estes dados, como se disse, foram tornados públicos na sequência da escala, esta semana, do navio de cruzeiros ‘Ventura’, do operador britânico P&O, no Porto da Praia da Vitória, uma escala inaugural que estabeleceu dois novos recordes na ilha Terceira, a saber, o maior navio alguma vez a desembarcar turistas no porto, com 116.017 de arqueação bruta (o máximo anterior estava fixado em 99.836, relativo ao paquete ‘Koningsdam’) e ainda o recorde de número de passageiros desembarcados, que ultrapassou a marca de 3.000 (o anterior máximo era de 2.507, também do navio ‘Koningsdam’, da Holland America Line).

Importa realçar, no caso específico desta ilha, a importância do armador P&O, que nos últimos três anos realizou 13 escalas com a sua frota de navios no Porto da Praia da Vitória, tendo para este ano previstas nove escalas, o que configura este operador como sendo de especial importância ao nível das escalas de navios de turismo, particularmente para a ilha Terceira e mesmo para o destino ‘Açores’, no geral, tal como referido anteriormente.

Para o porto da Praia da Vitória depois das escalas do navio “Arcadia”, a 01 de janeiro, “Aidacara”, a 22, e do “Ventura”, na passada segunda-feira, estão previstas mais 16 escalas. Nestas três primeiras escalas do ano, o porto da Praia da Vitória movimentou 8.337 visitantes (5.937 passageiros e 2.364 tripulantes). O próximo navio de cruzeiros a aportar no porto da Praia da Vitória é o “Oriana”, cuja escala está prevista para as 7 horas da manhã do dia 06 de fevereiro.

PA/JP | Foto: Rui Sousa