Jornal da Praia

PUB

“FADOALADO” LEVA EMOÇÕES AO ARG

Segunda, 21 de Janeiro de 2019 em Entrevista 501 visualizações Partilhar

“FADOALADO” LEVA EMOÇÕES AO ARG

No próximo sábado, 26 de janeiro, pelas 21:30, o grupo “FADOalado” sobe ao palco do Auditório do Ramo Grande, para um grandioso espetáculo com a participação especial de Fábio Ourique e da Filarmónica Espírito Santo da Agualva. Durante o mesmo, será apresentado o videoclip oficial do tema original “Abraça-me”. Em jeito de antevisão, Jornal da Praia esteve à conversa com o grupo.

Jornal da Praia (JP) – O que vai o público encontrar, num espetáculo que junta fado, filarmonia e audiovisual?
Grupo FADOalado (GF) – Este é um espetáculo rico em emoções e sensações que resulta de uma harmónica simbiose dos diferentes intérpretes. A nossa musicalidade apela aos sentidos e diferencia-nos dos demais. Ao combinar-nos os arranjos musicais da Filarmónica Espírito Santo da Agualva com a voz de Fábio Ourique, propomos algo inovador e diferenciador, verdadeiramente a não perder.

JP – O projeto “FADOalado” apresenta-se um pouco diferente dos projetos tradicionais de fado, albergando a musicalidade de vários instrumentos. Explique-nos como funciona esta abordagem.
GF – Nascemos com o intuito de sermos diferenciadores em relação ao fado dito “purista” e, assim, alcançar várias faixas etárias. As vozes complementam-se e os músicos são cúmplices. Funciona bem, pela harmonia que existe dentro do grupo.
Nunca desvirtuando o fado tradicional e com muito respeito, damos o nosso toque especial. Quem nos ouve sabe que são os "FADOalado"!

JP – Como tem reagido o público em geral e os artistas do meio a esta abordagem?
GF – Pelas experiências que vamos vivendo e sentido com quem trabalhamos ou encontramos no meio do espetáculo, a reação tem sido muito positiva. Da parte do público, as mensagens fortes e elogiosas que nos dirigem, deixando-nos por vezes boquiabertos e sem reação, leva-nos a acreditar que gostam muito da nossa abordagem.

JP – Quando e como surgiu o projeto, e o que motivou a adoção da designação “FADOalado”?
GF – Este projeto surgiu em agosto de 2016, a convite de um amigo para animação numa festa de freguesia…. É nesta noite que nasce o bichinho "FADOalado".
"FADOalado" significa destino; sorte; ter asas; ser capaz de voar... é assim que vemos e encaramos este projeto e, enquanto pudermos, assim o faremos.

JP – Neste espetáculo será apresentado o videoclip oficial do tema “Abraça-me”. Como decorreu a gravação, quem o produziu e o que versa?
GF – O tema original “Abraça-me” é dedicado à cidade da Praia da Vitória e nasceu da capacidade e vontade criativa do Grupo. O tema foi estreado ao vivo pelas Festas da Praia, em agosto do ano passado, e desde logo nasceu uma estória/ideia para um videoclip.
A gravação foi sem dúvida uma experiência única e enriquecedora para todo o grupo. O trabalho de produção esteve a cargo do Tiago Sousa da “Zangão Produções”. “Abraça-me” narra uma estória do passado ao presente, com olhos no futuro!

JP – Finalmente, que apelo fariam ao público em geral para assistir a este espetáculo?
GF – Este é um espetáculo para quem gosta de fado, de música, de nós, do Fábio Ourique, da Filarmónica Espírito Santo da Agualva, em síntese, para quem gosta do que é nosso e gosta de coisas novas e inovadoras. Para todos esses a noite do próximo sábado será mágica, porque será sem dúvida alguma uma noite de surpreendentes emoções. Este é um espetáculo para rir, sorrir, chorar, emocionar-se, digamos que será como “navegar num mar de emoções”. A Terceira estará naquele palco e o público é tudo o que nos completa, atrevam-se e venhar viver a ilha connosco!

JP – Online