Jornal da Praia

PUB

PRESÉPIO EM MOVIMENTO NA SEDE DA FUP

Sexta, 21 de Dezembro de 2018 em No Concelho 112 visualizações Partilhar

PRESÉPIO EM MOVIMENTO NA SEDE DA FUP

Delfim Costa, picoense de alma praiense, todos os anos por esta altura encanta familiares, amigos e conhecidos com um magnífico presépio em movimento, num exercício de criatividade, engenho e arte a que ninguém fica indiferente.

Este ano, resolveu partilhar esta esplêndida encenação da época que assinala a contagem dos séculos com a comunidade em geral, expondo-a na sede social da Filarmónica União Praiense (FUP), sita à rua Serpa Pinto, na Praia da Vitória.

Numa área de cerca de 12 metros quadrados, destaca-se o elevado número de peças em movimento – mais de uma centena – que resultam numa genial e animada representação dos quadros bíblicos mais marcantes associados ao nascimento do Salvador e, também, na recriação dos antigos costumes de Belém e do Egipto.

A “Anunciação do Anjo a Maria”, o “sonho de São José”, a “recusa de pousada a José e Maria”, O “Nascimento”, a “anunciação aos Pastores” e a “fuga para o Egipto”, são algumas das muitas passagens bíblicas ali retratadas, a par de outros quadros alusivos à vida social e económica da época.

Delfim Costa vem construindo este presépio em movimento desde 2010. Anteriormente fazia presépios sobretudo na época em que os seus filhos eram crianças, mas com o crescimento destes, foi aos poucos deixando de os fazer. Com o nascimento da neta, começou de novo a fazer presépio. Inicialmente numa área menor e com menos peças, mas aos poucos, o presépio foi crescendo em área, no número de peças, nas passagens bíblicas apresentadas e no número de quadros representativos da época.

A construção e montagem deste presépio, exige para além de uma rigorosa pesquisa, muitos dias a imaginar e montar todas estas múltiplas peças, para que possam dar o movimento pretendido, as quais depois de acabadas e expostas, acabam por se transformar num verdadeiro espetáculo de luz, cor e movimento – muito movimento!

O “Presépio em Movimento” de Delfim Costa na FUP estará exposto até 06 de janeiro. Poderá ser visitado aos sábados e domingos das 16:00 às 19:00 e às terças e quintas das 20:00 às 22:00. As entradas são livres para as crianças, pagando os adultos o preço simbólico de 1 euro que reverte na totalidade para a escola de música da instituição.

JP