Jornal da Praia

PUB

Associação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória

Sexta, 07 de Dezembro de 2018 em Editorial 649 visualizações Partilhar

Associação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória

A Corporação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, foi fundada em 11 de Outubro de 1984, por um grupo de notáveis praienses empenhados no desenvolvimento e prestigio da então novel cidade da Praia da Vitória.

No nascimento desta corporação de bombeiros voluntários, teve um papel fundamental o Senhor Romeu Augusto Costa, que era da Chefia dos Bombeiros Profissionais do Destacamento Norte Americano da Base das Lajes, e o Dr. Alvarino Pinheiro, que na altura era o Presidente da Direcçao do Grupo de Amigos da Praia da Vitória, Associação Recreativa e Cultural, proprietária do Jornal da Praia da Vitória, e esta associação assumiu “a responsabilidade e o encargo da criação da Associação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, o que foi feito com entusiasmo e graciosamente.”

A Corporação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória foi constituida por escritura pública no dia 11 de Outubro de 1984, com as respectivas despesas, todas suportadas pelo Grupo de Amigos da Praia da Vitória, cuja comissão fundadadora se compunha de 17 elementos: Dr. Eduardo Ferraz da Rosa, Romeu Costa, Dr. Alvarino Pinheiro, António Alves Barroso, Dr. Luis Filipe Cota Moniz, Olivio Pontes, José Goulart Fialho, Dr. João Maria Rego, Jorge Borges, Helder Rosa, Franciso Jorge Ferreira, Guilherme Lima, Silvestre Valentim Meneses, António Lima, Carlos Cabral, Elmiro Aguiar e Padre Candido Botelho Falcão.

A Associação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, desde o seu inicio e apesar de inúmeras vicissitudes nem sempre fáceis, consegiu sempre ao longo destes anos desempenhar as suas funções de forma bastante positiva, que orgulha todos os praienses e dignifica de forma relevante esta instituição.

A comprovar estes factos, de que os Bombeiros da Praia estão entre os melhores é o seu inegável palmarés: um titulo de Campeão do Mundo de Trauma em 2017, e um segundo lugar este ano no Campeonato Mundial de Trauma (World Rescue Challeng 2018), que sucedeu em Outubro na África do Sul, nomeadamente na Cidade do Cabo.

Estão de parabéns novamente os nossos Bombeiros da Praia em geral, e em especial a equipa de bombeiros que participou naquelas provas na Africa do Sul, constituida por Bruno Espinola e Carlos Pacheco, treinados por Fernando Leite, e o seu Comandante Alexandre Cunha que os acompanhou à Cidade do Cabo.

O Jornal da Praia não pode deixar de registar estas importantes proezas dos Bombeiros da Praia da Vitória, que numa prova complexa em que conseguiram o segundo lugar na competição de trauma e conquistaram o terceiro lugar na competição Standard, consagrando-se assim vice campeões do mundo, orgulho para a nossa terra e orgulho para os Açores.

O Diretor
Sebastião Lima
diretor@jornaldapraia.com