Jornal da Praia

PUB

EQUIPA DOS BOMBEIROS DA PRAIA HOMENAGEADA PELO GOVERNO DOS AÇORES

Quarta, 21 de Novembro de 2018 em No Concelho 47 visualizações Partilhar

EQUIPA DOS BOMBEIROS DA PRAIA HOMENAGEADA PELO GOVERNO DOS AÇORES

O Secretário Regional da Saúde homenageou hoje, em Angra do Heroísmo, a equipa dos Bombeiros da Praia da Vitória que se sagrou Vice-Campeã do Mundo de Trauma, numa competição realizada, em outubro, na África do Sul.

“É justo fazer esta homenagem, bem como ao treinador, Fernando Leite. Gostaria de enaltecer e agradecer o alto desempenho que vos trouxe a este patamar e que muito tem prestigiado a Região e também o nosso país”, salientou Rui Luís.

O titular da pasta da Proteção Civil, que falava na cerimónia de entrega de louvores a Bruno Espínola e Carlos Pacheco, frisou que estes resultados são o reflexo de longos anos de formação, de treino e de missões reais.

Rui Luís destacou o facto de existirem outros bombeiros que alcançam títulos internacional num passado recente, apontando a equipa da Ribeira Grande que conquistou, em 2017, a medalha de ouro no Concurso Internacional de Manobras, na Áustria.

“É a demonstração inequívoca da qualidade dos recursos humanos afetos ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores”, reforçou Rui Luís, acrescentando que “estes elementos personificam o empenho e a dedicação de todos os bombeiros dos Açores, que todos os dias trabalham para elevar os seus níveis de prontidão”.

O Secretário Regional afirmou ainda que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem vindo a reforçar a aposta na formação, estando prevista para 2019 a realização de ações na área de busca e resgate em estruturas colapsadas na sequência de sismos.

“Em 2017 realizaram-se 62 ações de formação, envolvendo 566 elementos, e, nestes meses de 2018, já foram ministradas 81 ações, dirigidas a 722 bombeiros, ou seja, houve um acréscimo de 31% nas ações de formação e de 28% nos bombeiros formados”, destacou Rui Luís.

GaCS/MS/JP