Jornal da Praia

PUB

CONVERSAS ÀS 8: MÚSICA UMA NECESSIDADE ESPECIAL

Quinta, 15 de Novembro de 2018 em No Concelho 44 visualizações Partilhar

CONVERSAS ÀS 8: MÚSICA UMA NECESSIDADE ESPECIAL

A última edição deste ano da iniciativa "Conversas às 8" decorrerá no próximo sábado, 17, pelas 20H00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, sob a temática "Música: Uma necessidade especial". Esta iniciativa, promovida pelo departamento de Educação e Reabilitação da Associação Salão Teatro Praiense em colaboração com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, abordará a importância da música ao longo do ciclo de vida das pessoas.

O encontro contará com a presença dos oradores Ana Toste (professora de música), António Bulcão (professor e músico) e Rui Luís (Secretário Regional da Saúde). Para além destes convidados, marcam presença a artista plástica Rita Evangelho, ficando os momentos musicais e de poesia a cargo de João Santos, Jordana Ramos, Joana Pacheco, Rui Pacheco, Carla Félix e Jorge Morais.

"A temática da música ao longo do ciclo de vida das pessoas integra a próxima edição do Conversas às 8, uma iniciativa que promove a partilha de conhecimentos sobre temas alusivos à formação das crianças e dos jovens. Neste sentido, e apesar de esta ser a última edição deste ano, continuaremos a apostar na continuidade da iniciativa considerando a envolvência da comunidade nos mais diversos encontros", referiu o vereador da Educação, Carlos Armando Costa.

"No decorrer da ação serão debatidas as estratégias de adaptação da aprendizagem da música às necessidades individuais das crianças; as possibilidades terapêuticas da mesma nos variados contextos e idades; e ainda a importância deste elemento como formador e motivador do desenvolvimento das crianças com necessidades especiais. Pretende-se, acima de tudo, reforçar o bem-estar e autoestima das pessoas", acrescentou o edil praiense.

"Não poderia deixar de referir e felicitar pelo facto de, no próximo sábado, o departamento de Educação e Reabilitação assinalar dez anos de existência, o que nos deixa muito orgulhosos pelo trabalho que têm desenvolvido junto da comunidade, nomeadamente nas vertentes psicopedagógica e psicossocial, em constante parceria com o Município da Praia da Vitória. Existe toda uma versatilidade na abrangência de áreas de trabalho que esta equipa desenvolve, no sentido de envolver e apoiar as diferentes faixas etárias", adiantou.

Neste dia estará patente a exposição "Fragmentos de Conversas", que consiste na mostra de peças da autoria de diversos artistas representativas das diferentes temáticas apresentadas ao longo dos últimos meses. Os fundos adquiridos com a venda das mesmas reverterão a favor de associações de apoio à criança da ilha Terceira.

GP-MPV/JP