Jornal da Praia

PUB

PRAIA DA VITÓRIA: ANIMAÇÃO DE NATAL COM PISTA DE GELO

Quinta, 15 de Novembro de 2018 em No Concelho 194 visualizações Partilhar

PRAIA DA VITÓRIA: ANIMAÇÃO DE NATAL COM PISTA DE GELO

“A Magia do Natal na Praia da Vitória” é o mote para o vasto programa de animação de rua, dinamização do centro histórico e do comércio local da cidade de Vitorino Nemésio, na quadra natalícia deste ano, de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2019.

Os traços gerais da programação de natal e passagem de ano na Praia da Vitória foram apresentados, esta quarta-feira, pelos Vereadores Carlos Armando Costa e Tiago Ormonde, responsáveis pelos pelouros da Cultura e Educação, Economia e Turismo, respetivamente.

“Resolvemos apostar na realização de ações que tragam vida e movimento à cidade da Praia da Vitória nesta época muito valorizada por todas as pessoas, desde as crianças até aos idosos”, adiantou Carlos Armando Costa, destacando como grande novidade deste ano a instalação de uma pista de gelo simulado, que abrirá ao público já a 23 de novembro, dia de Black Friday, no comércio da Praia da Vitória. A infraestrutura de animação, que já está a ser montada na Praça Francisco Ornelas da Câmara, será de utilização gratuita para crianças até aos 12 anos; a partir dessa idade pagam 1 euro e os adultos pagarão 2 euros para patinar no gelo.

Desfiles e cortejos, animação de rua e espetáculos musicais, exposições de presépios, a Casa do Pai Natal e sessões de cinema infantil, são realces da animação programada, não esquecendo a vertente de dinamização do comércio local onde o Dia das Montras e o já habitual Sorteio de Natal não ficaram esquecidos.

“Estamos certos que é fundamental investir na promoção da cidade e do seu comércio, demonstrando o que de melhor temos para oferecer a quem nos visita e incentivando a comunidade a efetuar compras nas lojas do nosso comércio local. O objetivo é tornar agradáveis os passeios pela Praia da Vitória durante esta quadra festiva”, sublinhou o Vereador Tiago Ormonde.

BLACK FRIDAY E PASSAGEM DE ANO

Antes do início desta programação, revelou ainda Tiago Ormonde, 23 de novembro será Black Friday na Praia da Vitória, estendendo-se os descontos “até 40%” durante todo o fim de semana, de 23 a 25, no Fórum Terceira. Já na Black Friday a iluminação alusiva à época natalícia dará novo colorido ao centro histórico da Cidade. 

Nota também para as celebrações de passagem de ano. Segundo Carlos Armando Costa estão, “neste momento, a ser convidados vários empresários de animação da Praia da Vitória para apresentarem propostas para exploração da tenda que será montada na zona do Blue Music Resort”, para uma festa animada de passagem de ano. 

DE 01 DE DEZEMBRO ATÉ 06 JANEIRO

Assim, e da programação de animação do centro histórico, as atividades de Natal iniciam-se a 1 de dezembro, com um Desfile de Princesas, onde as mais belas princesas do imaginário infantil vão desfilar e proporcionar um espetáculo musical. Neste mesmo dia, o Auditório do Ramo Grande receberá o conceituado cantor luso Paulo de Carvalho, 15 anos depois de ter sido o primeiro artista a pisar o palco daquele espaço cultural da Praia da Vitória.

Ao longo das diversas ruas do centro histórico e na Praça Francisco Ornelas da Câmara será possível encontrar a Casa do Pai Natal (com a presença de Duendes, sessões de contos e a presença do próprio velhinho de barbas brancas), assim como, exposições de presépios feitos a partir de materiais recicláveis e elaborados por alunos das várias escolas do Concelho, assim como destacam-se ainda o Cortejo “O Natal”, no dia 7 de dezembro, com a presença das crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo da Praia, animação de rua (com os “Batukes”, palhaços, bandinhas de natal formadas por filarmónicas e grupos corais), pinturas faciais e insufláveis, entre outras.

No dia 2 de dezembro, um bolo de chocolate gigante vai ser servido, através da colaboração com os alunos da Escola Profissional da Praia da Vitória; no dia 9 de dezembro, o espetáculo estará a cargo do famoso Palhaço “Pezinho”; a 23 de dezembro, a animação musical fica por conta da Cacau, sendo este o dia em que abre ao público a pista de gelo simulado onde se poderão experimentar as sensações de patinar no gelo. A 16 de dezembro decorrerá o cortejo de Natal, pelas 17H00, na principal artéria da cidade.

Durante o início do mês decorrerá a atividade Correio de Natal, particularmente com a deslocação, nos dias de semana, dos alunos das escolas do Concelho à Casa do Pai Natal para entregarem as suas cartas. No dia 13, os alunos de educação musical da Escola Básica e Integrada Francisco Ornelas da Câmara, animarão o centro histórico com um Coro Tradicional alusivo à época festiva.

Nos dias 7 e 8, o Auditório do Ramo Grande exibe o filme “Monstros Fantásticos – Os crimes de Grindelwald” e o cinema infantil será com filme “Grinch”, nos dias 15 e 16.    

Paralelamente a tudo isto está já a decorrer o Mercadinho de Natal, no Largo da Luz, composto por diversas peças de artesanato, valorizando assim esta arte e os artesãos locais, havendo ainda lugar para várias espaços que serão ocupados pelos centros de convívio da terceira idade e outras instituições das diversas freguesias praienses.

MONTRAS E SORTEIOS

Tiago Ormonde, vereador responsável pelo Programa VitÓria, aludiu ainda aos já tradicionais Concursos de Montras e Sorteios de Natal, para referir que, a 8 de dezembro, “os comerciantes vão prezar as suas montras, que serão votadas pelo público” – no Dia das Montras – e que o Sorteio de Natal VitÓria “incentivará todas as pessoas a fazerem as suas compras de Natal no comércio local, contribuindo para o desenvolvimento económico, ao mesmo tempo que se habilitam a ganhar prémios num montante global de 2.000 euros”.

Dezembro será também mês de cruzeiros na Praia, segundo revelou o Vereador do Turismo, estando previstas, “pelo menos, 3 escalas de navios de cruzeiros”, pelo que as expetativas “são positivas para os bons negócios que se farão”.

Noutra frente, a animação desta quadra só acabará com o Cantar aos Reis, a 6 de janeiro, dia em que serão também realizados os sorteios dos vencedores dos passatempos realizados no comércio local, que, naturalmente, estará aberto com horários alargados nesta quadra.

GP-MPV/JP