Jornal da Praia

PUB

A Baía da Praia da Vitória

Sexta, 02 de Novembro de 2018 em Editorial 107 visualizações Partilhar

A Baía da Praia da Vitória

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, recentemente teve a iniciativa de aprovar a alteração ao decreto legislativo regional, que transpõe com as devidas alterações a adaptação à nossa Região Autónoma, o regime jurídico sobre as operações portuárias – concessão de serviço publico de movimentos de carga em portos dos Açores – nomeadamente no que concerne ao prazo de concessão, que foi alargado de 30 anos para 70 anos.

A baía da Praia da Vitória, contém em si condições únicas e excepcionais para alicerçar a construção do tão anunciado hub logístico no Porto da Praia da Vitória, e esta alteração ao regime jurídico de movimentação de carga nos portos dos Açores, tem certamente como objectivo primordial a concretização da construção do referido hub, como notoriamente todos nós já nos apercebemos.

A promoção da prosperidade que as novas oportunidades económicas geram, e que possam conduzir ao bem estar social, não podem descorar a protecção do meio ambiente, com a implantação das novas infraestruturas portuárias, pois não podemos cair nos erros do passado, como sucedeu com a poluição derivada da utilização militar da Base das Lajes, que se tornou numa questão de difícil resolução com todos os alarmismos negativistas que trouxe para a população, porque se somos parte da natureza, temos de agir em harmonia com ela.

Queremos e exigimos o progresso na nossa terra sustentável, o que requer esforços concertados “para a construção de um futuro inclusivo, sustentável e resiliente para as pessoas e para o planeta”.

Também não podemos deixar de realçar neste editorial, o facto da baía da Praia da Vitória ser objecto de iniciativa do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, pelo esforço desenvolvido junto do Governo Regional dos Açores para a construção de um cais de cruzeiros na baía da cidade capital do Ramo Grande, e segundo aquele autarca: “o Governo dos Açores tem dado provas sucessíveis de concretizar os investimentos que se verificam estratégicos para o arquipélago, em especial na Ilha Terceira. Portanto, estou convicto no empenho do Governo dos Açores na sua concretização”.

Existe um entendimento felizmente unânime para que se possa construir o cais de cruzeiros na baía da Praia da Vitória, assim se pronunciou o Parlamento Açoriano ao aprovar uma resolução que incita à construção do cais de cruzeiros, realce-se que esta iniciativa do Parlamento Regional partiu de uma proposta do PSD.

Já estão em curso estudos para a viabilidade da construção do cais de cruzeiros, e estudos sobre o impacto ambiental, que esperamos que tenham conclusões breves, a fim de se concretizar este importante sonho dos praienses, porque só “a mudança é que mantém a existência do mundo”.

O Diretor
Sebastião Lima
diretor@jornaldapraia.com