Jornal da Praia

PUB

CNPV ORGANIZA “AZORES WINDSURF FOIL OPEN CHALLENGE”

Segunda, 29 de Outubro de 2018 em Cultura e Desporto 47 visualizações Partilhar

CNPV ORGANIZA “AZORES WINDSURF FOIL OPEN CHALLENGE”

O Clube Naval da Praia da Vitória (CNPV), na esteira dos últimos anos, volta a organizar uma prova de Windsurf de nível mundial. O “Azores Windsurf Foil Open Challenge” decorrerá de 06 a 10 de novembro na esplêndida baía da cidade.

A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu na manhã do passado sábado, 27 de outubro, no foyer do Auditório do Ramo Grande.

O presidente a direção, José António Mendonça, informou que a prova foi pensada e idealizada de acordo com tês objetivos fundamentais, depois de goradas as expetativas de organizar uma prova do campeonato do mundo ou da europa, a direção arregaçou as mangas e decidiu “organizar uma prova ordinária, de referência mundial, que possa ombrear com outras provas anuais de grande importância como o ‘Defi-Wind’, capaz de atrair 1000 atletas, ou o ‘Mondial du vent’ com 700 competidores”. Além disso no horizonte da direção também está a criação de uma “prova de excelência em época morta, que pode constituir momento de encontro e treino dos principais velejadores do ranking internacional”, finalmente disse José António Mendonça, é intenção deste evento “beneficiar e promover a baía da Praia da Vitória como um local com ótimas condições para a prática dos desportos náutico – já provado anteriormente – bem como os Açores, como destino turístico de desportos náuticos.

Por sua vez, o diretor da prova, Carlos Borges, indicou que é esperado “um painel de concorrentes muito lato”, envolvendo participantes que vão dos16 aos 60 anos, profissionais e amadores, oriundos de 10 países diferentes, de Israel à Nova Zelândia. Assegurou a sustentabilidade do investimento pelos retornos quer na componente mediática como económica do evento. “Na componente mediática pela presença da elite mundial do windsfurf e na componentes económicas pela presença dos amadores que aproveitando a pausa escolar na Europa também trazem as suas famílias”.

Salientando que apesar da presença de amadores a maioria dos participantes corresponde à elite mundial da modalidade, entre os quais o Top 7 do ranking do circuito profissional 2018, destacou a presença de Antoine Albeau, atual Campeão do Mundo de Slalom, recordista do mundo de velocidade, 25 vezes campeão do mundo nas diferentes vertentes do windsurf; Delphine Cousin, atual campeão fo mundo de slalom PWA; Gonzalo Costa Hoevel, campeão mundial de Foil profissional; Marina Alabau, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos; e Julien Bontemps, medalha de prata nos Jogos Olímpicos.

Cíntia Martins, diretora regional do Turismo, sublinhou que “nos últimos anos, as provas organizadas pelo CNPV têm alcançado grande dinâmica e notoriedade internacional”, louvando a persistência e empenho do CNPV no “processo de internacionalização e promoção do windsurf, modalidade que encontra no arquipélago dos Açores, condições inigualáveis para a sua prática “, afirmando a região como local de eleição para os desportos náuticos.

O vereador com o pelouro do Desporto na autarquia praiense, Tiago Ormonde, não esquecendo de saudar o trabalho que ao longo destes anos o CNPV vêm desenvolvendo em prol dos desportos náuticos e da Praia da Vitória, chamou atenção para as características únicas da baía da Praia da Vitória para a realização de desportos náuticos, defendendo que “a baía da Praia da Vitória deverá estar no top da promoção turística de desportos náuticos da Região”.

JP