Jornal da Praia

PUB

AURÉLIO PAMPLONA APRESENTA O SEU NOVO LIVRO NO OUTONO VIVO

Sexta, 26 de Outubro de 2018 em Cultura e Desporto 53 visualizações Partilhar

AURÉLIO PAMPLONA APRESENTA O SEU NOVO LIVRO NO OUTONO VIVO

Aurélio Pamplona, apresenta este sábado, 27 de outubro, pelas 15:00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), pelas 15:30, o livro “O Cantinho do Psicólogo: Cento e Vinte e Sete no Cravo”, no âmbito da 13.ª edição do festival literário e artístico “Outono Vivo” que decorre na Praia da Vitória de hoje a 11 de novembro.

Lançado a 27 de julho de 2018, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, com o apoio do Jornal da Praia, a obra colige os primeiros 127 artigos de psicologia da saúde da crónica quinzenal “O Cantinho do Psicólogo” deste periódico. O primeiro artigo da série deu à estampa a 22 de maio de 2004 e presentemente vai no número 197.

Segundo João Lemos, coordenador da Unidade de Psicologia do Hospital Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E. e responsável pela apresentação do livro aquando do seu lançamento, “a obra destina-se ao público em geral, apresentando numa linguagem acessível, conceitos, problemáticas e atitudes de enorme complexidade, não descurando o rigor científico e permitindo a todos compreender que são os comportamentos, as atitudes e as reações perante as factualidades da nossa vida que determina o nosso bem-estar e o daqueles que nos rodeiam”.

Aurélio Pamplona nasceu na freguesia de Santa Cruz, mais precisamente no lugar do Vale Farto há 79 anos, tendo enveredado pela carreira militar, aposentando-se com a patente de Coronel de Infantaria. Durante a sua vida militar formou-se em Psicologia vindo assumir várias funções de relevo neste domínio. Um dos fundadores da “Revista de Psicologia Militar”, chefiou por diversas ocasiões a delegação de psicólogos do exército português em encontros ao mais alto nível, nomeadamente reuniões internacionais dos países membros da NATO.

Já jubilado, continuou a colaborar na sua área de especialização com o exército português e na qualidade de convidado, escreveu o capítulo “Psicologia Militar”, do livro “Áreas de Intervenção em Psicologia”, editado por aquele ramo das Forças Armadas, sendo um dos seus vários coautores.

Para o autor, esta obra que reúne todos os artigos publicados até 09 de janeiro de 2010, assume a função dos seus textos quinzenais: “pretendo de uma forma tão simples quanto possível, evitando complexas definições científicas, alertar para a importância do comportamento individual em toda a dinâmica do tecido social. É o nosso comportamento na interação com os demais que determina todo um padrão de relações sociais. Desse ponto de vista, teorizando conceitos, elucido o indivíduo relativamente à forma de reagir e lidar às múltiplas adversidades, preocupações e momentos de ‘stress’ que a vida nos coloca, numa perspetiva de prevenção da agitação social, tendo como pressuposto a construção de uma sociedade psicologicamente sã, justa, inclusiva e harmoniosa”.

JP