Jornal da Praia

PUB

CONVERSAS ÀS 8: “OS AMIGOS INAGINÁRIOS DAS CRIANÇAS”

Quinta, 25 de Outubro de 2018 em Atualidade 45 visualizações Partilhar

CONVERSAS ÀS 8: “OS AMIGOS INAGINÁRIOS DAS CRIANÇAS”

No âmbito da iniciativa "Conversas às 8", a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT) acolhe no sábado, 27, pelas 20h00, um debate subordinado à temática "Os Amigos Imaginários das Crianças". A iniciativa contará com a presença de Daniel Sampaio que, no final do encontro, apresentará o seu livro "Do Telemóvel para o Mundo. Pais e Adolescentes no Tempo da Internet", integrado na programação do Outono Vivo 2018.

Para além deste convidado, marcam presença nesta iniciativa os psicólogos Márcio Linhares e Ricardo Brasil, assim como o fotógrafo Rui Caria, que apresentará uma peça fotográfica alusiva ao tema.

Durante o encontro, serão debatidos assuntos como a distinção entre amigos imaginários e personagens das brincadeiras diárias infantis, bem como a explicação dos motivos associados ao aparecimento de amigos no imaginário das crianças.

Segundo o vereador da Educação, Carlos Armando Costa, "é importante fomentar a discussão de medidas que apoiem os pais na gestão de situações como esta, compreendendo da melhor forma as crianças. Pretende-se também desmistificar a preocupação dos mesmos face ao surgimento e desaparecimento dos amigos imaginários".

"O facto de aprofundarmos conhecimentos sobre diversas temáticas essenciais à educação é fundamental na aquisição de ferramentas que nos permitam reforçar o bem-estar das crianças. Neste sentido, acredito que estes encontros têm enriquecido o nosso conhecimento sobre estratégias facilitadoras para uma melhor inclusão das crianças e jovens na sociedade", explicou.

A iniciativa "Conversas às 8" é organizada pelo departamento de Educação e Reabilitação da Associação Salão Teatro Praiense, ocorre mensalmente e aborda diversas problemáticas relacionadas com a educação dos mais pequenos nas sociedades atuais.

GP-MPV/JP