Jornal da Praia

PUB

PRAIA OUTONO VIVO 2018 COM MAIS NOVIDADES

Quinta, 25 de Outubro de 2018 em Cultura e Desporto 53 visualizações Partilhar

PRAIA OUTONO VIVO 2018 COM MAIS NOVIDADES

Raquel Varela (historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa), António Antunes (cartoonista do Semanário “Expresso” e do “Courrier International”), Laurinda Alves (jornalista, autora e apresentadora de televisão) e Tânia Santos Mendes (Mestre em Ciências Sociais), são novidades que acabam de ser confirmadas para a edição 2018 do “Outono Vivo”, que começa esta sexta-feira, na Praia da Vitória.

Carlos Armando Costa, Vice-presidente da autarquia praiense, revelou, ontem, as últimas confirmações e outras novidades da edição deste ano do “maior festival literário e cultural dos Açores”, um festival onde se realiza “a maior feira do livro da Região”.

Assim, para além dos nomes sonantes já divulgados, como os atores Ruy de Carvalho e Pedro Giestas, dos escritores e autores Joel Neto, Luís Corredoura, Vamberto Freitas, José Mário Silva, Ana Margarida de Carvalho, João Pinto Coelho e Rodrigo Guedes de Carvalho, do psicólogo e escritor Daniel Sampaio, do guitarrista clássico Silvestre Fonseca, entre muitos outros, o responsável máximo pela organização do evento aponta agora a confirmação de mais apresentações de livros e novas exposições.

“Nos últimos dias, já depois da apresentação oficial do Outono Vivo, conseguimos confirmar a realização de mais três exposições e a vinda de mais alguns nomes conceituados da escrita. A exposição de Pedro Lopes (“Hipérbole”), que ficará patente no bar da Academia da Juventude e Artes da Ilha Terceira, sendo uma mostra de caricaturas de 11 escritores e poetas portugueses, entre eles o nosso Vitorino Nemésio. Outra exposição (“Nuvens”) é promovida pelo Instituto Açoriano de Cultura, da autoria de Carlota Monjardino, e estará patente ao público na Galeria da Academia. A última exposição (“Fragmentos de Conversas”) ficará patente no Foyer do Auditório do Ramo Grande, é de vários artistas plásticos que foram desafiados a criar uma peça ilustrativa dos vários debates do ciclo das “Conversas às 8”, evento de partilha e reflexão sobre temas alusivos à infância”, disse Carlos Armando Costa.

No que toca a novas confirmações para apresentações de livros, destaque para “Eu, Tu e os Outros”, de Laurinda Alves (jornalista, autora e apresentadora de televisão, criadora da revista XIS, diretora da revista Pais&Filhos, colaboradora da TSF e da Rádio Renascença e colunista no jornal Público, tendo sido, em 2000, distinguida com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo debate e defesa das questões educativas), a 1 de novembro, pelas 20h30.

Por sua vez, a 4 de novembro, pelas 18h00, será apresentada “Breve História da Europa”, de Raquel Varela (historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais; investigadora do Instituto Internacional de História Social, Amesterdão; coordenadora do projeto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono; presidente da International Association Strikes and Social Conflicts e vice-coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal).

A 11 de novembro, o conhecido cartoonista António Antunes (cartoonista desde 1974 então no Jornal “República”, atual colaborador permanente do Semanário “Expresso” e do “Courrier International”, com trabalhos distribuídos nos EUA pelo Cartoonists & Writers Syndicate de Nova Iorque e autor da animação plástica da Estação de Metro – Aeroporto de Lisboa “Figuras de Lisboa”, constituída por 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade), apresenta o seu mais recente trabalho “The World Best Cartoons”, pelas 17h00.

Entretanto, a 9 de novembro, o livro que originou recentes reportagens das principais televisões nacionais e do semanário “Expresso” sobre crianças adotadas por militares norte-americanos estacionados na Base das Lajes, “A Infância Abandonada”, será apresentado pela sua autora Tânia Santos Mendes (Licenciada em Educação de Infância, com Pós-graduação em Educação Social e Intervenção Comunitária, Mestre em Ciências Sociais e Doutoranda em História Insular e Atlântica dos séculos XV a XX).

Por fim, salienta-se a apresentação do livro “(Re)Contando: Histórias da Lusofonia”, da Associação de urgência humanitária de l’ame-Humanitave, por Carla Monteiro.

Carlos Armando Costa salienta ainda os seguintes agendamentos entretanto confirmados: “dia 27 de outubro, 15h00, apresentação do livro “O Cantinho do Psicólogo”, de Aurélio Pamplona, e pelas 18h30, lançamento do livro “Porque Bate o Coração”, do cardiologista João Paisana Lopes. A 1 de novembro, pelas 16h00, apresentação do livro “O Clube dos Cientistas”, de Maria Francisca Mancebo; pelas 17h00, apresentação do livro “Por Ti e Para Ti Mãe”, de Tomé Melo; pelas 19h00 apresentação do “Volume I: Poesia 1916-1940” de Vitorino Nemésio, por Luiz Fagundes Duarte. A 4 de novembro, pelas 16h00, apresentação dos livros “Naná, o meu amor de quatro patas” e “O Amor é Isto”, de Ruy de Carvalho. A 5 de novembro, pelas 19h00, apresentação do livro “Poemas para Bocas Pequenas”, de Margarida Mestre, e, pelas 20h00, apresentação do livro “A Escolha é Minha”, de Margarida Fonseca Santos. A 6 de novembro, pelas 20h00, apresentação do livro “Guia Prático para ser Feliz”, de Carla Lopes Gomes. Já a 7 de novembro, pelas 20h00, apresentação do livro “Plantas Medicinais Tropicais – Agenda 2019”, de Maria Fernanda Botelho. No dia 10, pelas 19h00, apresentação do livro “Crónicas Entre o Atlântico”, de Teresa Cardoso Ribeiro, e, por fim, a 11 de novembro, lançamento do livro “Cidade Sem Nome”, de Ana Ferraz da Rosa”. Todas estas sessões serão na Academia da Juventude e Artes da Ilha Terceira.

O Outono Vivo 2018 decorre na cidade da Praia da Vitória, paredes meias entre o Auditório do Ramo Grande e a Academia da Juventude e Artes da ilha Terceira, inicia-se na próxima sexta-feira, pelas 20h00, com uma sessão solene onde marcará presença o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, seguida da atuação do pianista André Gomes e da Orquestra AngraJazz.

Para além da Feira do Livro, dos espetáculos, das exposições e das apresentações literárias, outra novidade deste ano é a realização de um Festival Gastronómico levado a cabo por restaurantes do Concelho.

Todo o programa do Outono Vivo 2018 pode ser consultado em www.outonovivo.com ou através do site da Câmara Municipal da Praia da Vitória (www.cmpv.pt).

GP-MPV/JP