Jornal da Praia

PUB

BOMBEIROS DA PRAIA FESTEJAM 34.º ANIVERSÁRIO

Segunda, 15 de Outubro de 2018 em No Concelho 43 visualizações Partilhar

BOMBEIROS DA PRAIA FESTEJAM 34.º ANIVERSÁRIO

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) comemorou no passado domingo, dia 14 de outubro, o seu 34º aniversário, com uma cerimónia que decorreu durante o período da manhã, estendendo-se até à tarde, junto à sede do corpo de bombeiros local.

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), Tibério Dinis, na sua intervenção enalteceu o trabalho desenvolvido pelos bombeiros da AHBVPV no concelho, bem como em missões fora da ilha, levando o bom nome da Praia da Vitória consigo.

“Naturalmente, para a CMPV, hoje é um dia de orgulho e de honra estarmos aqui reunidos para comemorar esta data. Mas, é dia também de se projetar o futuro, com uma Associação que tem realizado um trabalho extraordinário a nível da garantia da segurança da população, em especial em casos de catástrofe. Estas mulheres e homens partilham o espírito solidário, típico dos praienses, ajudando o próximo, muitas vezes deslocando-se a ilhas vizinhas e ao continente para prestar auxílio aos seus camaradas. O trabalho desenvolvido por estes bombeiros dignifica e honra a Praia da Vitória”, sublinhou o edil praiense.

“Saliento também a estratégia que temos vindo a desenvolver, por via do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória, liderada pelo Vice-presidente Carlos Armando Costa, na qual temos procurado estabelecer um diálogo próximo com a AHBVPV, assim como dotar esta associação de meios adequados ao exercício das suas funções,” acrescentou o autarca praiense.

A CMPV, para o ano de 2018, aumentou em 20% o apoio financeiro à instituição, quantificado em 30.000,00 euros. A colaboração financeira com a AHBVPV é também extensível ao Protoloco que permite a presença de nadadores-salvadores nas zonas balneares do concelho e ao apoio no Seguro do Bombeiro Voluntário, consubstanciados em cerca de 130.000,00€. Em 2019, a CMPV disponibilizará à AHBVPV um apoio extraordinário, no valor de 5.000 euros, para a realização de uma formação ITLS – International Trauma Life Support.

“A AHBVPV tem resultados extraordinários a nível de resposta a vítimas de trauma. Além da participação no Campeonato Mundial de Trauma, iremos receber, pela primeira vez nos Açores, a formação International Trauma Life Support (ITLS), através da qual pretendemos reforçar o apoio financeiro à associação. Este foi um desafio lançado pelo Comandante da AHBVPV, o qual a CMPV recebeu de braços abertos,” adiantou.

“Deixo aqui o meu agradecimento à AHBVPV pela cooperação que teve connosco na gestão das zonas balneares, garantindo a segurança da época balnear, que é para nós um momento importantíssimo, reforçando e valorizando a qualidade do nosso turismo. Agradeço também a todos aqueles que mobilizaram as suas forças, energia e dedicação, para que tivéssemos um verão seguro na Praia da Vitória”, expressou.

“Hoje é um dia de comemoração, mas é também um momento de enaltecer o trabalho dos bombeiros voluntários, assim como, de todos aqueles que nos respetivos lares e famílias, demonstram o seu empenho e dedicação para com esta causa, permitindo que estes homens e mulheres desenvolvam a sua atividade em prol dos praienses, e muitas vezes de todos os terceirenses e açorianos”, finalizou.

O presidente da direção da AHBVPV, Vasco Cunha, realçou as boas classificações obtidas pelo corpo de bombeiros da Praia da Vitória em competições regionais, nacionais e internacionais.

“Sendo verdade que o primeiro objetivo das equipas participantes é o aperfeiçoamento dos conhecimentos para melhor socorrer as vítimas do pré-hospitalar, não torna menos verdade que as excelentes classificações advêm do meritório trabalho desenvolvido por este corpo de bombeiros. Este facto dá-nos a certeza que a AHBVPV elevará bem alto o nome dos Açores e de Portugal”, disse o responsável pelo corpo de bombeiros da Praia da Vitória.

Rui Luís, Secretário Regional da Saúde, destacou a competência e a dedicação da AHBVPV no exercer das suas funções, não só a nível local, mas também a nível regional.

“Para além do profissionalismo incutido em todos as missões que desempenham, este corpo de bombeiros demonstra grande solidariedade e espírito de entre-ajuda para com a missão de bombeiro na Ilha Terceira e nos Açores” enfatizou o responsável regional.

GP-MPV/JP