Jornal da Praia

PUB

FESTIVAL DE FADO AMADOR NA PRAIA DA VITÓRIA

Sexta, 12 de Outubro de 2018 em Cultura e Desporto 356 visualizações Partilhar

FESTIVAL DE FADO AMADOR NA PRAIA DA VITÓRIA

O 5º Festival de Fado Amador decorre de hoje, 12, até domingo, 14, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT). A iniciativa, promovida pela Autarquia local, através da Cooperativa Praia Cultural, visa valorizar os talentos locais e nacionais neste género musical, consagrado Património Imaterial da Humanidade.

A edição deste ano caracteriza-se por uma clara aposta na partilha de experiências e conhecimentos associados ao fado, estando previstos um workshop de Canto para Fado e uma Masterclass de Guitarra Portuguesa. Para além da vertente prática, o evento contará com a presença do fadista Sérgio Pereira e dos tocadores Diogo Mendes e João Ferreira, provenientes da Escola de Fado de Coimbra.

Segundo Carlos Armando Costa, vereador da Cultura, "esta ação vem reforçar o talento musical existente na ilha Terceira, reunindo a vertente prática do ensino e a partilha de experiências ao nível deste género musical. A riqueza cultural proveniente destes eventos é importante na dinamização da Cidade".

"Pretendemos, naturalmente, incentivar e aprofundar os conhecimentos ao nível do fado. Neste sentido, e para além dos cerca de 18 participantes locais que irão enriquecer o espetáculo com a sua presença, contaremos também com fadistas e músicos de Coimbra e de Lisboa", disse.

Para Sérgio Pereira, fadista, "é fundamental despertar o interesse de novos públicos para o fado, apostando na dinamização do mesmo. Pretende-se que este seja um bom espetáculo, original e com uma grande diversidade musical. O fado de Coimbra é distinto pela sua sonoridade, assim como pela forma como é cantado e interpretado".

"Iremos, no decorrer do evento, interpretar temas do início do século XX, nomeadamente de Luiz Goes e Zeca Afonso, entre outros, incluindo a apresentação de temas originais. Acredito que conseguiremos cativar o interesse de todos os presentes", referiu.

MOMENTOS MUSICAIS E FORMAÇÕES

O programa do 5º Festival Amador de Fado inclui no primeiro dia, sexta-feira, pelas 20h30, na AJAIT, a atuação de fadistas amadores que se inscreveram no evento, acompanhados pelos músicos locais Carlos Batista Ávila e Paulo Cunha, estando ainda prevista a presença de José Elmiro Nunes, conceituado músico açoriano que reside em Lisboa e que já acompanhou conhecidos nomes do fado como Carlos do Carmo, Ana Moura, Jorge Fernando e Camané.

No sábado, entre as 17h00 e as 20h00, no mesmo local, decorre o workshop de Canto para Fado e a formação de Guitarra Portuguesa, ministrados por Sérgio Pereira e Diogo Mendes, respetivamente. As inscrições, cujo custo individual é de 10 euros, podem ser efetuadas para o endereço de correio eletrónico: geral@praiacultural.pt ou através do contacto 295 545 700.

O último dia, domingo, contará com a participação de artistas amadores locais, a partir das 20h30, na AJAIT, seguindo-se, às 22h00, a atuação do fadista Sérgio Pereira, acompanhado por Diogo Mendes e João Ferreira.

A entrada nos espetáculos musicais é livre.

GP-MPV/JP