Jornal da Praia

PUB

UNIVERSIADE ABERTA COLABORA EM PROJETO DE FORMAÇÃO DE RECLUSOS

Quinta, 11 de Outubro de 2018 em Atualidade 59 visualizações Partilhar

UNIVERSIADE ABERTA COLABORA EM PROJETO DE FORMAÇÃO DE RECLUSOS

A Universidade Aberta (UAb) nos Açores e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) celebraram no passado dia 25 de setembro, no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, um protocolo de colaboração tendo a vista a criação de condições facilitadores para a concretização de projeto “Criação de Bolsa de Formação de Reclusos”, um dos projetos vencedores na área da justiça no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal (OPP). O protocolo foi outorgado pelo subdiretor-geral da DGRRSP, Dr. Paulo Moimenta Carvalho e pelo vice-reitor da UAb, Professor Doutor Domingo Caeiro. Assistiu à cerimónia na qualidade de convidada, a coordenadora do Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Praia da Vitória da UAb, Dra. Patrícia Frederico.

O OPP é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual os cidadãos apresentam propostas de investimento e escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação.

O ano de 2017 marcou o início desta iniciativa pelo Governo de Portugal, tendo sido a primeira experiência do género por parte de um país da União Europeia. Neste primeiro ano o governo reservou 3 milhões de euros para projetos, tendo saído vencedores 38 projetos de âmbito nacional e regional, nas áreas da cultura, agricultura, ciência e educação e formação de adultos, em Portugal continental, e nas áreas da justiça e administração interna, nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

A DGRSP foi designada como entidade responsável pela gestão dos projetos OPP vencedores na área da Justiça nas regiões autónomas. O projeto “Criação de Bolsa de Formação de Reclusos” visa dar formação a cidadãos em cumprimento de penas e medidas judiciais, através de metodologias de ensino à distância. Em fase experimental nos Açores, os primeiros passos do projeto passa pela auscultação de possíveis candidatos, divulgação da oferta pedagógica UAb, e prestar todo o apoio necessário. De seguida, segue-se a de implementação, que na ilha Terceira será assegurado pelo CLA da Praia da Vitória e em São Miguel pelo CLA da Ribeira Grande, coordenado pelo Dr. Leonardo Sousa.

JP