Jornal da Praia

PUB

FESTAS DO IMPÉRIO DA CARIDADE 2018

Sexta, 28 de Setembro de 2018 em No Concelho 352 visualizações Partilhar

FESTAS DO IMPÉRIO DA CARIDADE 2018

Este ano as Festas do Império da Caridade, nas Figueiras do Paim, freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória, que se iniciam hoje, 28 de setembro, em virtude do feriado de 05 de outubro, contam com um dia extra e só terminam daqui a 8 dias.

“O nosso Império louva o Divino Espírito Santo no último domingo de setembro, terminando as festas na quinta-feira seguinte, com a excursão ao mato seguida de tourada à corda. Mas este ano, excecionalmente, como a sexta-feira é feriado, decidimos adiar por um dia a excursão, prologando as festas por mais um dia e proporcionando que um maior número de pessoas possa participar na já bastante participativa excursão ao tentadero da Casa Agrícola José Albino Fernandes”, explica ao JP Carlos Parreira, presidente da Comissão das Festas e do Império.

Para hoje, às 17:30, terá lugar o tradicional “Pézinho”. Com concentração no Largo da Luz, , desce a rua de Jesus em direção à Praça Francisco Ornelas da Câmara. Cortona a praça e pela rua de Baixo segue até ao Império. Mais tarde, pelas 20:00, haverá um jantar com as saborosas Sopas do Espírito Santo nas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória. Os interessados deverão contatar a comissão das festas.

Amanhã, 29, pelas 19:00, as portas do Império abrir-se-ão para visitas do público. O dia termina com uma grandiosa Cantoria, às 21:00, a cargo de Bruno Oliveira, Fábio Ourique, José Eliseu, José Esteves e Marcelo.

No domingo, 30, pelas 12:00, decorrerá na Matriz da Praia da Vitória a celebração eucarística. Uma hora mais tarde, o Cortejo do Divino Espírito Santo seguirá para o Império, seguindo-se o Bodo com distribuição de Pão e Vinho. Pelas 22:00, sobe ao palco, a jovem cançonetista praiense, Joana Pacheco, que diz “cantar sem ser cantora”, mas que certamente encantará com o registo único dos seus “covers”.

Para segunda-feira, 01 de outubro, está agendada para as 20:00, na igreja Matriz, uma missa, por alma dos irmãos falecidos. Uma hora mais tarde, ocorre o Cortejo de Mudança de Coroa com a participação de todos os impérios de Santa Cruz. O dia culmina, com a atuação da banda Filarmónica União Praiense, pelas 22:30, orientada pela batuta do maestro Antero Ávila. No intervalo, ocorrerá o sorteio de Pelouros para os domingos de coroação do próximo ano.

O folclore chega à festa na terça-feira, 02 de outubro, com desfile e atuação, respetivamente, às 21:00 e 21:30.

No dia seguinte, quarta-feira, 03, pela primeira vez na história das fetividades os bravos de Humberto Filipe percorrem o arraial, com início pelas 17:00. À primeira tourada à corda das festas, suceder-se-á, à noite, o concerto de Francisco Ourique, pelas 22:00.

Público e campinas de novo convidados para 04 de outubro, quinta-feira, segunda tourada das festas, com gado bravo de Rego Botelho, a varrer arraial a partir das 05:00 da tarde. O penúltimo dia culmina com a atuação da “Banda Mar” no palco das festas a partir das 22:00.

Sexta-feira, 05 de outubro, excecionalmente este ano, é dia de excursão ao carismático tentadero da Casa Agrícola José Albino Fernandes, com a concentração agendada para as 09:00 e partida pelas 10:00 da manhã. Os interessados deverão contatar a organização para aquisição de bilhete (5,00 euros). Ao final da tarde, pelas 17:00, as gaiolas abrem-se e a folia da festa brava acontece.

JP