Jornal da Praia

PUB

JOVEM PRAIENSE NO CAMPEONATO EUROPEU DAS PROFISSÕES

Quinta, 27 de Setembro de 2018 em Atualidade 3009 visualizações Partilhar

JOVEM PRAIENSE NO CAMPEONATO EUROPEU DAS PROFISSÕES

Pela primeira vez uma praiense poderá sagrar-se campeã europeia na profissão de cozinha. O feito está ao alcance de Ana Filipa Carolas Coelho, que integrada na comitiva portuguesa, representa o nosso país no Campeonato da Europa das Profissões – EuroSkills Budapest 2018, que decorre em Budapeste, Hungria, até amanhã, com a participação de cerca de 600 jovens profissionais de 28 países.

Para além de Ana Coelho, formanda da Escola Profissional da Praia da Vitória, integram a comitiva nacional mais dois jovens açorianos, José Pedro Ferreira Franco e Paulo Alexandre Lourenço Ferreira, ambos formandos em Gestão de Redes Informáticas pela Escola de Novas Tecnologias dos Açores, em São Miguel. Acompanham a representação açoriana José Daniel Viveiros de Medeiros, da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, jurado da prova de Gestão de Redes Informáticas, e António José Cabral Paquete, da Escola Profissional de Capelas, na qualidade de “Team Leader”.

Ana Coelho qualificou-se para a competição depois de sagrar-se campeã nacional de cozinha, no Campeonato Nacional das Profissões – Portugal Skills 2018, que decorreu no passado mês de março, na cidade alentejana de Beja. Foi a primeira vez na história da competição que a medalha de ouro na profissão de cozinha viajou até aos Açores e à Praia da Vitória.

Os campeonatos das profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional.

As provas visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas por júris compostos por peritos altamente qualificados.

Pretende-se ainda com estes campeonatos aferir da eficácia da formação profissional ministrada e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de aprendizagem, demonstrando que as competências são a melhor ferramenta para a construção de uma economia sólida e sustentada.

Os campeonatos têm lugar de dois em dois anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputaram entre si o título de campeão nacional em cada profissão.

Os vencedores da fase nacional candidatam-se a uma participação nos campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkillsEurope e pela WorldSkills International.

O conceito do Campeonato das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputou, em Madrid, o primeiro Campeonato Internacional das Profissões, na altura apenas entre Portugal e Espanha.

A consolidação desta iniciativa conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização específica, atualmente designada por WorldSkills International (http://www.worldskills.org/).

Nas duas primeiras décadas, o seu crescimento assumiu, essencialmente, uma dimensão europeia, mas, a partir de 1967, os países concorrentes alargaram-se aos restantes continentes, envolvendo atualmente 75 países de todo o mundo.

Em complemento a esta organização mundial, foi criada, em 2007, a European Skills Promotion Organization, hoje designada de WorldSkills Europe, que conta com a representação de 27 países e organiza bienalmente o Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills.

Quer na competição europeia, quer na mundial, os concorrentes dos Açores formados nas escolas profissionais da Região têm um assinalável historial de bons resultados, que incluem títulos de campeões e muitas medalhas conquistadas.

Os interessados podem acompanhar este mega evento na página de Facebook https://www.facebook.com/WorldskillsPortugal/.

GaCS/OG/JP/Foto: Facebook WorldSkills Portugal