Jornal da Praia

PUB

TOLERÂNCIA DE PONTO NA SEGUNDA-FEIRA DE SÃO CARLOS

Quinta, 20 de Setembro de 2018 em Atualidade 1357 visualizações Partilhar

TOLERÂNCIA DE PONTO NA SEGUNDA-FEIRA DE SÃO CARLOS

Despacho do presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, hoje publicado em Jornal Oficial, concede tolerância de ponto na tarde do dia 01 de outubro aos funcionários e agentes da Administração Pública Regional cujos serviços estejam sedeados no concelho de Angra do Heroísmo.

Sustenta o despacho, que a tolerância sendo habitual, justifica-se tendo em conta a importância da tradicional festa da Segunda-Feira de São Carlos para a população, traduzindo-se “numa grande adesão e participação nas manifestações que naquela data se realizam”.

A 06 de setembro, a Associação Cultural Lajense fez seguir para o Palácio de Sant’Ana, pedido de tolerância de ponto por ocasião da terça-feira do Bodo de Leite, que este ano ocorre a 09 de outubro.

Nos últimos três anos, a vila das Lajes tem sucessivamente solicitado à presidência do Governo dos Açores tolerância de ponto para a terça-feira do Bodo de Leite, no âmbito das festas anuais em louvor de Nossa Senhora do Rosário.

O ano passado, após insistência da Junta de freguesia da vila das Lajes, o Gabinete da presidência informou que a pretensão “está fora do âmbito das situações previstas para adoção da figura de ‘tolerância de ponto’ para os trabalhadores da Administração Pública”.

Os responsáveis autárquicos da freguesia não se conformam com a resposta e insistem conhecer quais os requisitos que as festividades não cumprem. Relembram que até à década de 80 o feriado municipal do concelho da Praia da Vitória, era precisamente a 3.ª feira do Bodo de Leite, e que já em 1966, a imprensa escrita local dava eco de toda a exuberância e brilho das festas lajenses, destacando-as claramente das demais existentes na ilha.

Refira-se que as tolerâncias de ponto são competência exclusiva do presidente do Governo dos Açores, que anualmente concede duas tolerâncias para a ilha Terceira. A segunda-feira da Serreta, todo o dia e para toda a ilha e a segunda-feira de São Carlos, apenas para o concelho de Angra do Heroísmo e só no período da tarde. As Lajes reclamam uma terceira, um dia para toda a ilha. Todas as tolerâncias de ponto terão obrigatoriamente que ser publicadas em Jornal Oficial.

JP