Jornal da Praia

PUB

HELENE COLOCA PROTEÇÃO CIVIL DE PREVENÇÃO

Sexta, 14 de Setembro de 2018 em Atualidade 89 visualizações Partilhar

HELENE COLOCA PROTEÇÃO CIVIL DE PREVENÇÃO

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a tempestade tropical Helene deverá afetar os Açores a partir de sábado, começando por atingir o Grupo Ocidental.

De acordo com o mais recente comunicado do IPMA, as ilhas do Grupo Ocidental encontram-se sob aviso vermelho, relativo a precipitação, que vigora a partir das 12H00 de sábado e que se poderá estender a todo o dia de domingo.

Para o Grupo Central, o IPMA emitiu um aviso laranja, que vigora a partir das 09H00 de sábado, até às 09H00 de domingo.

O IPMA refere ainda que o vento médio esperado é de 90 km/h e as rajadas poderão atingir os 120 km/h.

Assim, foram emitidos avisos laranja, referentes à intensidade do vento, para os grupos Ocidental e Central.

A tempestade tropical Helene, que se encontra a cerca de 1.000 km a sul das Flores, vai também provocar, a partir de sábado, ondas de 8 a 10 metros que, de acordo com o IPMA, irão atingir, sobretudo, a costa sul das ilhas do Grupo Ocidental e das ilhas do 'Triângulo'.

O SRPCBA adianta que as diversas entidades com responsabilidade no âmbito da Proteção Civil estarão todas de prevenção a partir do dia de sábado, nomeadamente os Serviços Municipais de Proteção Civil, as direções regionais das Obras Públicas e Comunicações, do Ambiente e da Saúde, assim como todas as 17 corporações de bombeiros da Região.

A Proteção Civil dos Açores vai reforçar hoje os meios humanos no Grupo Ocidental, através do envio de um dispositivo operacional e de uma equipa da Direção Regional de Saúde.

O SRPCBA salienta que, de acordo com a informação transmitida pelo IPMA, esta situação não deverá causar alarmismo, desde que sejam tidas em conta as informações oficiais transmitidas pelo SRPCBA e pelo IPMA, bem como a adoção de medidas de autoproteção em caso de tempestade, tal como é recomendado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O SRPCBA e o IPMA, bem como todas as autoridades e agentes de Proteção Civil, estão a acompanhar a evolução da situação, fazendo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores uma atualização da informação sempre que se justifique.

GaCS/SRPCBA/JP