Jornal da Praia

PUB

PRAIA DA VITÓRIA: WORKSHOP’S DE CENOGRAFIA, TEATRO DE RUA E FIGURINOS

Quarta, 12 de Setembro de 2018 em Cultura e Desporto 72 visualizações Partilhar

PRAIA DA VITÓRIA: WORKSHOP’S DE CENOGRAFIA, TEATRO DE RUA E FIGURINOS

A Praia da Vitória vai receber, nos próximos dias 21 e 22 de setembro, Workshop’s sobre cenografia, teatro de rua e figurinos, que trará ao Concelho nomes como Nico Nubiola, José Tavares e Cláudia Ribeiro, visando como público-alvo atores, técnicos de teatro, grupos de teatro e designers de marchas e desfiles da ilha.

Estes workshop’s, que se realizarão no Auditório do Ramo Grande e na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, são uma organização em parceria da Direção Regional da Cultura, Câmara Municipal da Praia e Cooperativa Praia Cultural, que pretendem abordar aspetos artísticos, metodológicos e técnicos da cenografia, escultura de grandes dimensões e figurinos. Todos os interessados devem proceder à sua inscrição (gratuita) até ao dia 20 de setembro, através do contacto telefónico da Cooperativa Praia Cultural (295 545 700) ou por email (geral@praiacultural.pt).

Em traços gerais serão abordadas temáticas relativas à construção de esculturas de grande formato para teatro, teatro de rua e óperas; desenho dos projetos, escolha de materiais, construção de maquetes, sistema de escalas, construção em grande formato, estruturas e mecânica e acabamentos; ferramentas e materiais específicos da escultura de grande formato e, ainda, a utilização de software 3D (tridimensional) aplicado à construção de esculturas gigantes.

O primeiro Workshop, subordinado à temática “Cenografia, Teatro de Rua e Outras Conversas”, terá início na sexta-feira, dia 21, entre as 19h00 e as 22h00, sendo ministrado por Nico Nubiola (do grupo “Fura Del Baus”, de Barcelona, Espanha) e Zé Tavares (do Trigo Limpo Teatro ACERT Tondela). O segundo Workshop, “Figurinos e Outras Conversas”, decorrerá no sábado, dia 22, entre as 14h00 e as 18h00, sendo palestrante Cláudia Ribeiro (Casa dos Figurinos, Porto).

O público-alvo destes workshop’s são atores e técnicos de teatro convencional e popular (danças de entrudo), grupos de teatro, designers de marchas e desfiles populares na área dos figurinos. Os intervenientes terão uma conversa sobre cenografia, escultura efémera de grande formato e o mundo dos figurinos.

GC-MPV/JP