Jornal da Praia

PUB

CATARINA MARTINS INSISTE EM DESCONTAMINAÇÃO TOTAL

Terça, 11 de Setembro de 2018 em Atualidade 90 visualizações Partilhar

CATARINA MARTINS INSISTE EM DESCONTAMINAÇÃO TOTAL

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda insiste na necessidade de se avançar com a descontaminação de todos os focos de poluição identificados na Terceira, e considera que este processo não se pode resumir aos dois locais que estão atualmente a ser descontaminados.

“Estão identificados dezenas de focos de poluição na ilha, mas só dois é que estão a ser intervencionados”, lamentou Catarina Martins em declarações à comunicação social após reunião com o presidente da autarquia da Praia da Vitória, que decorreu esta manhã.

A líder nacional do BE considerou que esta é “uma questão grave” e alertou que não se deve “fazer de conta que está tudo bem, sem olhar para os sinais de alarme e para os avisos dos especialistas”.

“É preciso reconhecer os avisos que existem e intervir de forma a garantir a descontaminação e a recuperação ambiental”, disse Catarina Martins, exigindo responsabilidades aos EUA, ao lembrar que “a poluição tem uma fonte clara”, referindo-se à utilização da Base das Lajes pelos militares norte-americanos.

Na reunião com o presidente da autarquia da Praia da Vitória, a coordenadora do BE voltou a abordar os problemas que afetam os moradores do bairro de Santa Rita: “A Praia da Vitória não pode vir a ter 90 famílias despejadas. Este é um problema social grave”.

“Seria inqualificável se aquela comunidade fosse destruída por falta de atuação das entidades públicas”, referiu Catarina Martins, lembrando que muita gente julgava que tinha comprado a sua casa e percebeu que afinal estava numa situação sem suporte jurídico para o seu direito à habitação.

GIBE/JP