Jornal da Praia

PUB

PROJETO LIFE CWR VAI CONTINUAR COM FINANCIAMENTO CAMARÁRIO

Terça, 11 de Setembro de 2018 em No Concelho 55 visualizações Partilhar

PROJETO LIFE CWR VAI CONTINUAR COM FINANCIAMENTO CAMARÁRIO

Apesar de estar a terminar o cofinanciamento europeu do Programa LIFE, a Câmara Municipal da Praia da Vitória vai continuar a financiar o Projeto LIFE CWR (Coastal Wetland Retoration), desenvolvido ao longo dos últimos 5 anos, e avançará com nova candidatura visando a sustentabilidade dos areais da Baía da Cidade.

A garantia foi avançada, sexta-feira, 07 de setembro, pelo Presidente do Município praiense, Tibério Dinis, que presidiu à sessão de abertura do fórum “Projeto LIFE CWR: O Culminar de uma Jornada Ecológica”, no Centro de Interpretação Ambiental, no Paul da Pedreira do Cabo da Praia.

“Estamos a terminar os primeiros passos que demos nesta jornada ecológica (que permitiu a recuperação de 3 antigos pauis da Praia da Vitória), até porque o programa comunitário LIFE e o seu cofinanciamento estão a terminar brevemente. Mas temos que continuar a fazer este caminho e, por isso, o que gostaria de afirmar é que, apesar do fim do financiamento comunitário, o Projeto LIFE CWR vai continuar a merecer o apoio da Autarquia. A visão que existiu até aqui é para manter, com financiamento próprio do Município, mais modesto é certo, mas vamos continuar este trabalho de visão, sensibilização, projeto ambiental e sustentabilidade destes espaços”, garantiu Tibério Dinis.

“Este projeto devolveu à Cidade um conjunto de espaços de enorme qualidade, para quem vive, mas também para quem nos visita, nomeadamente no segmento turístico específico do birdwatching, criando uma estratégia ecológica, de sensibilização ambiental e também informativa para os mais jovens. Por isso temos que garantir que vai continuar”, prosseguiu o Autarca.

Tibério Dinis disse ainda que, apesar do financiamento europeu no âmbito deste programa estar prestes a terminar, a Câmara Municipal “não se demite de encarrar o financiamento ainda disponível para avançar com outros projetos que queremos desenvolver”, revelando que “está por dias, creio que ainda durante este mês de setembro”, avançará “uma nova candidatura ao programa LIFE para a sustentabilidade dos areais da Praia”.

“Esperamos que esta candidatura venha a ser aprovada, pois seria a garantia de um financiamento importante para assegurar a sustentabilidade de algo que é muito caro à nossa Cidade e ao nosso Concelho que são as praias que deram nome à nossa Cidade e ao nosso Concelho”, acrescentou.

Recorde-se, a propósito, que o Município praiense foi pioneiro a nível regional como entidade beneficiadora dos projetos financiados ao abrigo do Programa LIFE + da União Europeia, através do desenvolvimento do projeto “Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória – LIFE CWR”. Este projeto, que teve início em agosto de 2013, com resultados visíveis, pois foi feita a restauração e aumento da sustentabilidade dos pauis da Praia da Vitória, nomeadamente o Paul da Praia (por detrás do antigo campo de jogos municipal), a recuperação da zona húmida do Belo Jardim e o Paul da Pedreira, na freguesia do Cabo da Praia. Para além destes trabalhos ecológicos, o projeto LIFE CWR levou à edificação de um Centro de Interpretação Ambiental (que tem funcionado como um motor da educação ambiental no Concelho e na Ilha Terceira), possibilitou um aumento do conhecimento popular sobre zonas húmidas costeiras e potenciou a Praia da Vitória como um nicho turístico ornitológico.

Antes de terminar este fórum foi apresentado publicamente o novo website do Projeto LIFE CWR (www.lifecwr.com) que aposta na interatividade, tendo a Vereadora Paula Ramos, encerrado os trabalhos agradecendo o empenho de todos os colaboradores da iniciativa, bem como do apoio e entusiasmo dos Professores Universitários Brian Morton e António Frias Martins.

GP-MPV/JP