Jornal da Praia

PUB

II AZORES TRIATHLON: PROMOÇÃO DAS EXCELENTES CONDIÇÕES DA PRAIA DA VITÓRIA PARA PROVAS DE TRIATLO

Quarta, 05 de Setembro de 2018 em Cultura e Desporto 33 visualizações Partilhar

II AZORES TRIATHLON: PROMOÇÃO DAS EXCELENTES CONDIÇÕES DA PRAIA DA VITÓRIA PARA PROVAS DE TRIATLO

A Praia da Vitória vai receber, no próximo domingo, dia 09 de setembro, a 2.ª edição do Azores Triathlon, prova que juntará nas modalidades de natação, ciclismo e corrida, 47 atletas, de 16 nacionalidades diferentes, alguns deles cotados ao nível “dos melhores atletas do mundo” na atualidade.

Tiago Ormonde, Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória com os pelouros do Desporto e da Economia, realça as “extraordinárias condições da baía da Praia da Vitória” para o desenvolvimento do Concelho, acentuando que, para além de esta prova marcar “um regresso das grandes competições de Triatlo à Praia da Vitória”, tem uma vertente de captação de atletas e investimento externo.

Frisando tratar-se de uma iniciativa associada a um parceiro privado que tem manifestado todo o interesse em organizar este tipo de competição na Praia da Vitória, Tiago Ormonde disse que o Município comparticipa com “todo o apoio logístico” necessário à realização desta prova, aprovada pela Federação Portuguesa da modalidade.

“A Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se, com muito gosto e orgulho, a esta empresa privada que organiza o II Azores Triathlon, agradecendo pela escolha da Praia da Vitória para a realização desta competição. É o regresso do Triatlo de mais alto nível à Praia da Vitória, pois todos nos lembramos das grandes provas da modalidade que aqui se realizaram durante os anos 90. A nossa baía e toda a sua envolvente reúnem excelentes condições para a realização deste tipo de eventos e, por isso, o Município vai continuar a apostar e a apoiar estas provas, à semelhança do que aconteceu, durante as Festas da Praia, com a realização da prova de natação em águas abertas e de todo o contributo que damos ao Clube Naval para a realização de provas náuticas. Queremos continuar a seguir esse caminho que é uma mais-valia na promoção da Praia da Vitória enquanto destino turístico”, afirmou o Vereador.

Luís Lopes, responsável pela Azores Sport Leader, empresa que organiza a 2.ª edição do Azores Triathlon, corroborou das palavras de Tiago Ormonde sobre as “excelentes condições” que a Praia da Vitória tem para oferecer a quem pratica esta modalidade, lembrando que “o primeiro Triatlo que se realizou nos Açores, em 1991, foi precisamente na Praia da Vitória”.

“A Praia da Vitória tem uma ligação muito forte a esta modalidade. Depois de 1991 várias provas internacionais de Triatlo aqui se realizaram e alguns dos melhores atletas do mundo de longa distância passaram pela Praia da Vitória enquanto mais novos”, salientou.

Com o objetivo de capitalizar “as excelentes condições” da baía e da sua envolvente, Luís Lopes diz que esta prova tem um objetivo maior: “queremos aproveitar uma conjuntura internacional favorável para transformar a Praia da Vitória num destino de excelência para a realização de treinos e estágios dos melhores atletas do mundo”.

Isto porque, explicou, “há 30 anos atrás, as ilhas Canárias, fizeram um grande investimento na criação de condições para os atletas desta modalidade poderem, durante o inverno, treinarem e realizarem treinos”, só que aquele destino está saturado.

Assim, prosseguiu, “o objetivo é fazer com que a ilha Terceira e o Concelho da Praia da Vitória, em particular, passem a ser uma referência internacional do Triatlo, não só ao nível competitivo, de provas, mas, essencialmente para treinos e estágios dos atletas. Centenas de milhares de atletas americanos, canadianos e do norte da Europa vão, todos os invernos, para Lanzarote, onde treinam e organizam campos de treino, mas aquele destino está saturado. Muitos destes atletas estão também ligados a empresas que, neste momento, procuram alternativas às Canárias e a Praia da Vitória tem condições excelentes, pois tem pouco trânsito, boas estradas, uma baía única onde se pode nadar todo o ano… Queremos aproveitar esta conjuntura internacional favorável e, trazendo cá os atletas para fazerem a prova, mostrar-lhes as condições existentes, pois se eles gostarem, tentaremos que venham para cá fazer estágios e organizarem campos de treino”, afirmou

II AZORES TRIATHLON

O II Azores Triathlon terá início competitivo às 8h00 do próximo domingo, dia 09, partindo os 47 atletas (oriundos de Espanha, França, Itália, República Checa, Alemanha, Áustria, Bélgica, Inglaterra, Canadá, Hungria, Brasil, Croácia, Noruega, Suíça, Eslováquia e, naturalmente, Portugal continental e Açores) para a prova de 1,9 quilómetros de natação que ligará as praias da Riviera e dos Sargentos, na baía da Cidade. Daí parte-se para o percurso de 90 quilómetros de ciclismo, passando pelo Cabo da Praia, Porto Martins, São Sebastião, bacia leiteira, Cabrito, Clube de Golfe, Caldeira Guilherme Moniz até à Serra de Santa Bárbara e regresso. Para terminar haverá a prova de corrida, 21,1 quilómetros, que serão percorridos com quatro voltas à Marginal da Praia da Vitória.

Dos 47 atletas, 39 farão a prova individualmente e 8 competirão em estafetas. Estima-se que, partindo às 8h00, os primeiros atletas comecem a cortar a meta por volta das 12h15 (no ano passado o vencedor completou a prova em 4h 17m 16s). A hora limite para finalizar a prova são as 16h30. A organização, considerando o lote de “atletas internacionais de grande valor”, estima que a prova seja “muito competitiva” esperando-se que, “quer em masculinos, quer em femininos, os primeiros atletas a chegar ao fim consigam bater os recordes do ano passado”.

Associado a este cartaz competitivo, Luís Lopes, organizador da prova, acentua a existência de um programa social vasto onde, para além de dar a conhecer as potencialidades do Concelho e da Ilha, se vai realizar, no domingo, pelas 22h30, o Festival Season – MTV Party, com a presença no Delman Bar & Lounge, na Avenida Marginal, do Dj Overule.

GP-MPV/JP