Jornal da Praia

PUB

ESTE SÁBADO REALIZA-SE O ARRAIAL POPULAR DA FILARMÓNICA UNIÃO PRAIENSE

Sábado, 28 de Julho de 2018 em No Concelho 51 visualizações Partilhar

ESTE SÁBADO REALIZA-SE O ARRAIAL POPULAR DA FILARMÓNICA UNIÃO PRAIENSE

Logo mais como início pelas 21:00, a Filarmónica União Praiense volta a organizar o habitual Arraial Popular de verão, mesmo em frente à sua sede, no antigo Convento de São Francisco, na Praceta das Artes e Largo João de Deus, na Praia da Vitória.

O Arraial Popular da Filarmónica União Praiense (FUP), que se realiza já há quatro anos consecutivos, sempre nas vésperas das maiores festas concelhias, as Festas da Praia, este ano não foge à regra, estando pronto a receber os primeiros convivas a partir das 20h00, na Praceta das Artes, em frente ao Auditório do Ramo Grande.

Durante a noite está também prevista a atuação da banda musical criada no âmbito desta iniciativa da FUP, os “Truca-Truca ao Luar”, de onde se destaca a artista local Maria Bettencourt.

Fundada a 20 de março de 1904, a Filarmónica União Praiense organiza este evento como forma de promover o convívio, as tradições e manifestações culturais, assim como angariar alguns fundos para fazer face ao seu plano anual de atividades.

Historicamente, a FUP reuniu músicos provenientes de duas filarmónicas existentes na Praia da Vitória: a Filarmónica Praiense, então apelidada popularmente como a “Filarmónica da Elite” e a Filarmónica Recreio dos Artistas, mais eclética (formada por pedreiros, alfaiates, sapateiros, entre outras) e, por isso, vulgarmente conhecida como a “Filarmónica do Povo”. A junção das suas bandas acontece por intervenção do Padre José de Sousa Pereira. Assim, desde o início do século passado e durante os primeiros 50 anos da sua existência foi da Filarmónica União Praiense que saíram as mais relevantes iniciativas culturais do concelho da Praia da Vitória. Atualmente a FUP mantém ensaios duas vezes por semana, uma vez que mantém uma escola de música, que funciona de segunda a sábado, com o objetivo de formar novos músicos para integrarem a banda filarmónica.

“MELHOR OFERTA”

Para Carlos Armando Costa, Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, iniciativas como estas “são muito positivas para a economia do Concelho”, uma vez que “para além de promover um convívio salutar entre gerações, divulga as nossas tradições e manifestações culturais, sendo mais um momento de animação que a Praia da Vitória tem para oferecer a todos os Praienses, turistas e visitantes do Concelho”. 

Durante este mês, para além de muitas atividades promovidas na marginal e no areal da Praia Grande da Praia da Vitória, recordem-se as atuações do humorista Nilton e do mágico Rui Cruz, no palco instalado no centro da cidade, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, assim como a realização do 4.º Rock Fest.

Para estes últimos dias de julho, para lá do Arraial Popular da FUP, amanhã, sábado, pelas 20h00, acontecerão ainda, todos os dias úteis, atividades náuticas promovidas pelo Clube Naval da Praia da Vitória, das 10h00 às 18h00, estando as tardes dos sábados e domingos reservadas para a iniciativa “Brincar na Areia”, na Praia Grande e no Passeio da Marina, consistindo na prática de atividades desportivas e lúdicas com insufláveis.

No domingo, dia 29, destaque para a realização do “Torneio de Ilha de Voleibol de Praia”, no areal da Praia Grande, bem assim como, a partir das 17h00, no Passeio da Marina, atividades de fitness.

Todas as noites de sexta-feira e sábado contam com animação nos bares da Cidade, a partir das 22h00.

GP-MPV/JP