Jornal da Praia

PUB

AURÉLIO PAMPLONA LANÇA LIVRO, “O CANTINHO DO PSICÓLOGO: CENTO E VINTE E SETE NO CRAVO”

Sexta, 27 de Julho de 2018 em Cultura e Desporto 119 visualizações Partilhar

AURÉLIO PAMPLONA LANÇA LIVRO, “O CANTINHO DO PSICÓLOGO: CENTO E VINTE E SETE NO CRAVO”

Com apoio do Jornal da Praia, Aurélio Pamplona, autor da rúbrica “Cantinho do Psicólogo” lança na próximo sexta-feira, 27 de julho, o livro “O Cantinho do Psicólogo: Cento e Vinte e Sete no Cravo”, que reúne – como o próprio título sugere – os primeiros 127 artigos de uma longa série a aproximar-se das duas centenas até hoje escritos para o Jornal da Praia.

“O Cantinho do Psicólogo” é uma crónica quinzenal de psicologia da saúde, cuja primeira edição foi publicada na edição impressa de 22 de maio de 2004. Com estas crónicas, afirma o autor, “pretendo de uma forma tão simples quanto possível, evitando complexas definições científicas, alertar para a importância do comportamento individual em toda a dinâmica do tecido social. É o nosso comportamento na interação com os demais que determina todo um padrão de relações sociais. Desse ponto de vista, teorizando conceitos, elucido o indivíduo relativamente à forma de reagir e lidar às múltiplas adversidades, preocupações e momentos de enorme stress que a vida nos coloca, numa perspetiva de prevenção da agitação social, no pressuposto de construirmos uma sociedade mais sã, justa, inclusiva e harmoniosa”.

Aurélio Pamplona nasceu na freguesia de Santa Cruz, mais precisamente no lugar do Vale Farto há 79 anos, tendo enveredado pela carreira militar, aposentando-se com a patente de Coronel de Infantaria. Durante a sua vida militar formou-se em Psicologia vindo a assumir várias funções de relevo neste domínio. Um dos fundadores da “Revista de Psicologia Militar”, chefiou por diversas ocasiões a delegação de psicólogos do exército português em encontros ao mais alto nível, nomeadamente reuniões internacionais dos países membros da NATO.

Já reformado, continuou a colaborar na sua área de especialização com o exército português e como convidado, escreveu o capítulo “Psicologia Militar”, do livro “Áreas de Intervenção em Psicologia”, editado por aquele ramo das Forças Armadas, sendo um dos seus vários coautores.

“O Cantinho do Psicólogo: Centro e Vinte Sete no Cravo“, é como já referido uma compilação das 127 primeiras crónicas, duma rubrica que por mérito próprio se apresenta como icónica deste quinzenário ilhéu, abrangendo todas os articulados publicados até 09 de janeiro de 2010. Esta primeira edição é composta de 250 exemplares.

Para Sebastião Lima, diretor do único jornal publicada numa cidade que deu a Portugal um dos seus mais ilustres comunicadores – Vitorino Nemésio – é “com naturalidade que o nosso jornal se associa a este projeto. Estar ao lado da Praia e dos praienses, pugnando pelo reconhecimento do contributo das suas gentes numa identidade de açorianidade que tanto nos dignifica e fortalece, foi e continua a ser o nosso principal desígnio, diria mesmo a nossa razão de ser, e isto também se faz promovendo conhecimento que nos permita compreender, refletir e agir em prol de uma sociedade melhor, como os textos do nosso estimado colaborador Aurélio Pamplona tão brilhantemente apelam. É pois, com gosto e orgulho que somos parceiros neste projeto”, disse.

A sessão de apresentação do livro decorrerá hoje, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia, pelas 21:00 e contará com a moderação de Cota Moniz, presidente da mesa da Assembleia Geral do “Grupo de Amigos da Praia”, associação cultural sem fins lucrativos proprietária do Jornal da Praia e terá como apresentador oficial, João Lemos, coordenador da Unidade de Psicologia do Hospital Santo Espírito da Ilha Terceira, E.P.E., para a qual estão convidados todos os leitores, assinantes, colaboradores, anunciantes e amigos do Jornal da Praia. Não deixe de estar presente, o Jornal da Praia conta consigo.

JP – Online