Jornal da Praia

PUB

CMPV ALARGA ESPAÇOS VISITÁVEIS NA CIDADE

Sábado, 14 de Julho de 2018 em No Concelho 60 visualizações Partilhar

CMPV ALARGA ESPAÇOS VISITÁVEIS NA CIDADE

O vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória com o pelouro do Turismo considera que a abertura ao público do Salão Nobre dos Paços do Concelho contribui para o aumento do tempo de permanência de turistas na cidade. O espaço está visitável a partir desta quarta-feira.

Segundo Tiago Ormonde, a abertura deste monumento vem juntar-se à visitação da Casa Vitorino Nemésio e das Igrejas Matriz e da Misericórdia, reforçando a oferta para quem visita a cidade da Praia da Vitória.

“Ao disponibilizar o Salão Nobre para visitas turísticas, estamos a garantir mais um ponto de permanência na cidade, contribuindo para aumentar o tempo de estada de quem nos visita. Depois de termos concretizado a abertura da Igreja Matriz – com resultados muito positivos – e da Igreja da Misericórdia, abrimos agora em permanência o Salão Nobre, cuja disposição interior foi alterada para permitir a visitação”, explica o autarca praiense.

“Foram também colocados painéis explicativos das peças ali existentes, assim como de períodos da história do Concelho e da Praia, permitindo ao visitante adquirir conhecimentos sobre o nosso território, os quais podem gerar interesse em visitar outros locais do Concelho”, sublinha Tiago Ormonde.

“O nosso objetivo é continuar a reforçar a oferta de monumentos e outros espaços na cidade que possam ser visitados. No caso da Igreja Matriz e da Igreja da Misericórdia, foi essencial a imediata colaboração e disponibilidade da comissão fabriqueira, no primeiro caso, e da Santa Casa da Misericórdia da Praia, no segundo. É importante enaltecer o empenho dessas entidades para que a abertura de ambos os monumentos se concretizasse. No caso do Salão Nobre, houve necessidade de proceder a alguns ajustes, para que o espaço possa ser visitado adequadamente”, adianta o responsável pelo pelouro do Turismo no Município da Praia.

O Salão Nobre pode ser visitado durante a semana entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

“Tendo em conta que essa é a sala de visitas do Município, poderão ocorrer encerramentos pontuais em caso de sessões de apresentação de cumprimentos oficiais ou receções da mesma índole, assim como para as reuniões da Câmara. Mas, na maioria dos dias, o Salão Nobre pode ser visitado”, explica o vereador.

Segundo o mesmo, no âmbito do plano de reforço da atratividade turística da cidade, a Autarquia está a estudar a possibilidade de abrir (para cruzeiristas, numa fase inicial) a visitas o Império nas Figueiras do Paim, criando ali um polo de explicação do Culto do Espírito Santo.

“Estamos também a trabalhar no reforço da atratividade das principais artérias da cidade. Como disse, o objetivo é aumentar o tempo de estadia dos turistas na cidade, quer por via do aumento da oferta do que visitar e ver, quer pela dinamização de animação e de dinâmicas no espaço público, que torne a cidade agradável para ali permanecerem”, enfatiza.

“Por outro lado, estamos já a trabalhar no reforço da promoção da cidade e do concelho junto dos operadores internacionais, mostrando que a Praia da Vitória é um lugar que vale a pena visitar, sublinhando, particularmente, a natureza, o mar e a aventura como elementos que nos diferenciam”, sublinha convictamente o autarca.

GP-MPV/JP