Jornal da Praia

PUB

ALUNOS DA EBI ANTÓNIO JOSÉ DE ÁVILA EXPÔEM NO PARLAMENTO AÇORIANO

Sexta, 29 de Junho de 2018 em Atualidade 82 visualizações Partilhar

ALUNOS DA EBI ANTÓNIO JOSÉ DE ÁVILA EXPÔEM NO PARLAMENTO AÇORIANO

Está patente ao público a exposição “Da imagem nasce uma história” elaborada pelos alunos do 6º ano de escolaridade da EBI António José de Ávila, da Horta, e apresentando trabalhos realizados nas aulas de Educação Visual e Tecnológica e de Português durante o ano letivo de 2017/1028.

Após o contacto com a obra do pintor Carlos Carreiro, mediante visita à Assembleia Legislativa e pesquisas online, os alunos foram convidados a realizar uma reinterpretação da obra do pintor usando alguns elementos pictóricos das suas obras. Posteriormente, adicionaram uma narrativa ao trabalho, invertendo o que é habitual fazer-se para a ilustração de um texto.

Carlos Carreiro, natural de São Miguel é um dos mais emblemáticos artistas açorianos. O seu estilo surrealista, muito próprio, narrativo, é cheio de metáforas visuais, muitas vezes absurdas. O políptico presente na Sala do Plenário do Parlamento Açoriano é uma das três obras que fazem parte da Coleção de Arte da Assembleia, sendo umas das obras mais emblemáticas da coleção. Nesta obra, Carlos Carreiro representa os modos de vida social, económico, cultural e religiosos da população açoriana, representando, assim, a identidade sociocultural açoriana.

A exposição, patente no Átrio da sede do Parlamento Açoriano, pode ser visitada todos os dias, das 09h00 às 22h00, até ao próximo dia 11 de julho.

ALRAA/JP