Jornal da Praia

PUB

JOÃO PONTE ASSEGURA RESPOSTA DO GOVERNO DOS AÇORES À SECA NA ILHA TERCEIRA

Quarta, 13 de Junho de 2018 em Atualidade 391 visualizações Partilhar

JOÃO PONTE ASSEGURA RESPOSTA DO GOVERNO DOS AÇORES À SECA NA ILHA TERCEIRA

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores está a acompanhar e a avaliar, conjuntamente com a Associação Agrícola da Ilha Terceira, os efeitos da seca prolongada que está a atingir o setor agrícola, assegurando que o Executivo não se demitirá das suas responsabilidades caso seja necessário intervir para apoiar os agricultores nos prejuízos resultantes dessa situação.

“Confirmando-se uma situação de excecionalidade e de gravidade, o Governo Regional não se demitirá das suas responsabilidades”, frisou João Ponte, que falava terça-feira, 12 de junho, na Vinha Brava, Angra do Heroísmo, na inauguração do restaurante da Associação Agrícola da Ilha Terceira no Parque Multissetorial.

O Secretário Regional acrescentou que, nas próximas semanas, será feita uma reavaliação da evolução da situação de seca, salientando que, se as condições atuais se agravarem, colocando em causa as sementeiras de milho em algumas zonas da ilha, o Governo Regional “não deixará a lavoura da Terceira numa situação de maior fragilidade”.

“Tivemos um mês de maio muito difícil, pois praticamente não choveu. Já estamos a meados de junho e apenas choveu nos dias 4 e 5, mas não com a mesma intensidade em todas as ilhas da Região”, disse o governante, considerando que a situação em algumas zonas da ilha Terceira é particularmente “complexa”.

Quanto ao novo restaurante gerido pela Associação Agrícola da Terceira, o Secretário Regional destacou que vem reforçar a oferta gastronómica da ilha, numa altura em que o turismo continua a crescer.

 “Esta oferta que surge na restauração é extremamente importante numa fase em que na Região e, particularmente, na ilha Terceira há um crescimento muito significativo no turismo", afirmou, acrescentando que, "no último ano, as dormidas nos alojamentos tradicionais cresceram cerca de 20% e no primeiro trimestre deste ano cresceram 16,9%”.

“A agricultura e o turismo casam muito bem”, uma vez que muitos dos produtos agrícolas locais são também consumidos pelos turistas, acrescentou João Ponte.

Para o governante açoriano, este novo espaço deve ser uma “montra da excelência da produção agrícola dos Açores”, tanto ao nível da carne, como dos produtos lácteos, das hortícolas, das frutas e até das flores, tornando-se uma referência para quem visitar a ilha.

A abertura deste restaurante ocorre a poucos dias do início da Feira Agrícola dos Açores, que decorrerá de 15 a 17 de junho no Parque Multissetorial da Ilha Terceira e dá resposta ao compromisso assumido pelo Governo Regional com a Associação Agrícola.

João Ponte reiterou que a Feira Açores será um momento de afirmação de todo o setor agrícola, que tem atravessado grandes desafios, desde logo ao nível do rendimento e do preço do leite pago à produção.

“O Governo Regional tem cumprido com os seus compromissos. Os agricultores têm feito, muito bem, a sua parte. O desafio está, particularmente, do lado da indústria”, no sentido de pagar melhor pelo preço do leite que recebe, disse João Ponte.

GaCS/RM/JP