Jornal da Praia

PUB

LANÇADO CONCURSO PARA REABILITAÇÃO DAS CASAS DOS AMERICANOS NO ÂMBITO DO PROJETO “TERCEIRA TECH ISLAND”

Terça, 12 de Junho de 2018 em Atualidade 1276 visualizações Partilhar

LANÇADO CONCURSO PARA REABILITAÇÃO DAS CASAS DOS AMERICANOS NO ÂMBITO DO PROJETO “TERCEIRA TECH ISLAND”

O Governo dos Açores, através da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, lançou três procedimentos concursais, com um valor global até 5,15 milhões de euros, para a reabilitação e adaptação de 138 habitações e da antiga escola deixadas vagas pelos EUA na Base das Lajes, na ilha Terceira.

Os procedimentos visam a reabilitação do Lote 1 do Bairro Beira-Mar, que possui 80 habitações, com um preço base de 1,7 milhões de euros, bem como a reabilitação do Lote 3 do mesmo bairro, que inclui 58 habitações, com um preço base de 1,7 milhões de euros.

A reabilitação e adaptação da antiga 'Escola Americana' (T-234) tem um preço base de 1,5 milhões de euros.

De acordo com o previsto nos cadernos de encargos, e após o início da execução dos contratos de empreitada, o prazo previsto para entrega das obras é de oito meses, pelo que o Governo dos Açores espera ter as infraestruturas aptas no 2.º semestre de 2019.

Após a reabilitação destas infraestruturas, as empresas da área das novas tecnologias, e outras que estão a ser captadas para a ilha Terceira, terão um espaço adequado para desenvolverem a sua atividade, assim como um parque habitacional para albergar trabalhadores.

Desta forma, o Governo dos Açores avança com todas as medidas previstas no âmbito do 'Terceira Tech Island'.

Esta iniciativa pretende criar um 'hub' tecnológico na Terceira, atraindo empresas das tecnologias de informação e comunicação, através de disponibilização de infraestruturas, apoiando a formação e o recrutamento de recursos humanos qualificados, além de disponibilizar incentivos financeiros ao investimento.

O projeto do Governo dos Açores visa, sobretudo, atenuar os efeitos sociais e económicos que resultaram da redução da presença militar e civil norte-americana na Base das Lajes, em sintonia com o PREIT - Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira.

GaCS/OM/JP