Jornal da Praia

PUB

V BIOFEIRA AÇORES: PRODUTOS BIOLÓGICOS COM GRANDE POTENCIAL DE CRESCIMENTO

Domingo, 27 de Maio de 2018 em No Concelho 112 visualizações Partilhar

V BIOFEIRA AÇORES: PRODUTOS BIOLÓGICOS COM GRANDE POTENCIAL DE CRESCIMENTO

Termina hoje pelas 20:00, a V Biofeira Açores – Feira de Produtos Biológicos, que decorre junto ao Paul da Praia da Vitória, desde sexta-feira, 25 de maio.

O certame de valorização dos produtos biológicos, destina-se a sensibilizar a comunidade em geral para vantagens destes produtos na sustentabilidade ambiental, preservação da biodiversidade e efeitos regenerativos na alimentação, proporcionando mais e melhor qualidade de vida.

Na sessão de abertura, que decorreu sexta-feira, 25, pelas 17:00, com a presença da presidente da Bio Azórica – Cooperativa de Produtos Biológicos, Mónica Oliveira, o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, o vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, António Borges, realçou-se o potencial de crescimento dos produtos biológicos na Praia da Vitória, na ilha Terceira e nos Açores.

Mónica Oliveira, depois de elogiar a tenacidade dos diversos produtores biológicos, numa decisão difícil e que exige muitos sacrifícios, congratulou-se com o caminho que a produção biológica desde algum tempo a esta parte vem trilhando, quer no que diz respeito ao alargamento da sua produção quer na expansão dos espaços de comercialização.

“No dia em que abrimos mais uma Biofeira Açores, concretizamos um importante passo para a afirmação comercial dos produtos biológicos. Numa parceria com o projeto ‘As Nossas Quintas” da CARITAS da ilha Terceira, iremos colocar os produtos da Bio Azórica em duas grandes superfícies da ilha Terceira, o Supermercado Guarita da Terra do Pão e o Continente de Angra”, anunciou.

Por sua vez, Carlos Armando Costa, referiu que apoiar e incentivar a produção de produtos biológicos constitui uma das prioridades da CMPV, realçando o papel determinante que a Bio Azórica tem desempenhado na produção, consciencialização e comercialização dos mesmos.

“A agricultura biológica constitui uma das prioridades da CMPV, que consideramos com grande margem para proporcionar o crescimento da economia do concelho e ilha. Não podemos deixar de sublinhar, o papel determinante da Bio Azórica, na pessoa da Mónica Oliveira, que sempre soube ultrapassar os momentos mais difíceis e fazer crescer a produção biológica e a cooperativa”, disse.

Já Sérgio Ávila, vice-presidente do Governos dos Açores, destacou o potencial de crescimento dos produtos biológicos plasmado na procura de produtos açorianos no continente português.

“O setor que mais tem crescido em termos de procura é o dos produtos biológicos. Têm um potencial de crescimento enorme tendo em conta a nova apetência que os consumidores têm para valorizar essa realidade”, afirmou Sérgio Ávila.

“Nos últimos dois anos, as vendas de produtos açorianos aumentaram 70 por cento, na principal cadeia de grandes superfícies da área ‘gourmet’ que é o El Corte Inglés”, revelou. “No último ano, todos os produtos Marca Açores tiveram um crescimento de 22% do seu volume de vendas, o que muito têm contribuído para a melhoria do saldo da balança comercial da Região”, concluiu.

A V Biofeira Açores – Feira de Agricultura Biológica é uma organização da BioAzórica – Cooperativa de Produtos Biológicos com o apoio do Governos dos Açores através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e do Município da Praia da Vitória. O espaço aberto até às 20:00 de hoje, contempla Banca de Produtos, Área Infantil, Workshops, Zona de Restauração, Momentos Musicais, Artesanato, Quinta Pedagógica e Alfaias Agrícolas.

JP – Online