Jornal da Praia

PUB

CONCURSO DE FOTOGRAFIA RAVE TERCEIRA – PAUIS DA PRAIA DA VITÓRIA.

Terça, 22 de Maio de 2018 em No Concelho 175 visualizações Partilhar

CONCURSO DE FOTOGRAFIA RAVE TERCEIRA – PAUIS DA PRAIA DA VITÓRIA.

Alfredo Lemos foi o vencedor do concurso de fotografia Rave (Rapid Assessment Visual Expedition) Terceira, intitulado "Biodiversidade dos Açores - Pauis da Praia da Vitória". Em segundo lugar ficou Carla Ribeiro, sendo o terceiro lugar atribuído a Marisa Santos. A entrega de prémios decorreu na tarde de sexta-feira, 20, no Centro de Interpretação Ambiental da Praia da Vitória. Esta iniciativa, promovida pelo grupo de Biodiversidade dos Açores e pelo projeto LIFE CWR (Coastal Wetland Restoration), visa sensibilizar a comunidade para a riqueza biológica existente nos Açores.

Aos vencedores do 1º, 2º e 3º lugares foram atribuídos dois livros intitulados "As Aves do Cabo da Praia", bilhetes de cinema para a estreia do filme "Parque Jurássico: Reino Caído", um azulejo pintado à mão, representativo da biodiversidade dos Açores, assim como um voucher de 100, 50 e 25 euros em combustível, respetivamente. Foi também entregue a todos os participantes um certificado de participação.

O concurso RAVE 2018, que decorreu de 11 a 13 de maio, consistiu no registo de imagens nos três pauis da Praia da Vitória, no âmbito das categorias biodiversidade (espécies florísticas e faunísticas da área); paisagem (parte do território que resulta da ação de fatores naturais); e presença humana (registo de presença humana num local específico).

Os objetivos específicos deste concurso passam por fomentar o conhecimento e aproveitamento das zonas húmidas da Praia da Vitória, realizar um levantamento visual de ecossistemas ameaçados e promover a consciência e o respeito ambiental.

Na ocasião, Paula Ramos, vereadora com competência na área do Ambiente, agradeceu, em nome do Município, ao grupo de Biodiversidade dos Açores por dar a oportunidade de a 4ª edição deste evento se focar nos pauis do Concelho, sensibilizando a comunidade para a diversidade biológica. O agradecimento foi extensível ao grupo Bensaúde e Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.

"Gostaria de agradecer, enquanto representante da Câmara Municipal da Praia da Vitória, aos nossos parceiros pelo apoio prestado em prol da riqueza biológica do Concelho, da Ilha e da Região. A sensibilização da comunidade para estas causas é importante ao nível da sustentabilidade ambiental. O facto de o concurso ter, este ano, como destaque os pauis da Praia da Vitória dignifica o nosso património natural", referiu.

Esta iniciativa contou ainda com o apoio do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo - Observatório do Ambiente dos Açores, do RCE - Azores, do grupo Bensaúde, e da empresa J.H Ornelas.

As fotografias estarão expostas, de segunda à sexta-feira, durante as próximas duas semanas, no Centro de Interpretação Ambiental da Praia da Vitória, podendo ser visitadas no período das 09h00 às 12h00 e entre as 13h00 e as 16h30. As fotos vencedoras estarão patentes no Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, em funcionamento, às segundas e sábados, das 09h00 às 16h00, e de terça a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00.

GP-MPV/JP