Jornal da Praia

PUB

BIOFEIRA: APOSTA NA DIVERSIDADE DE PRODUTOS BIOLÓGICOS PRODUZIDOS NA ILHA E REGIÃO

Terça, 22 de Maio de 2018 em No Concelho 245 visualizações Partilhar

BIOFEIRA: APOSTA NA DIVERSIDADE DE PRODUTOS BIOLÓGICOS PRODUZIDOS NA ILHA E REGIÃO

A V edição da Biofeira, que acontece de 25 a 27 de maio, no Paul da Praia da Vitória, dá a conhecer a produção biológica da ilha Terceira e dos Açores, apostando, este ano, nos sectores da Apicultura e da Carne, a fim reforçar o potencial destes géneros de produtos na comunidade. A iniciativa foi apresentada, em conferência de imprensa, esta terça-feira,22, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV),"este evento, ao longo dos últimos anos, tem-se afirmado no panorama terceirense e regional, sensibilizando os consumidores para as vantagens da produção biológica. É notável a evolução verificada por esta cooperativa, a Bioazórica, ao nível da diversificação de produtos e isso é algo que muito nos orgulha. É fundamental apoiarmos e promovermos o desenvolvimento da Agricultura Biológica nos Açores ".

"Encaramos a Biofeira como uma mais-valia para o concelho da Praia da Vitória e para os produtores biológicos, visto que a diversidade de produtos e as novas valências da utilização dos produtos, nomeadamente, ao nível da sua preparação, confeção e consumo permitem um valor acrescentado ao que é produzido na agricultura bioloógica," disse o edil praiense.

"Esta iniciativa, organizada pela Bioazórica, com o apoio da CMPV e do Governo Regional dos Açores, tem vindo a marcar o calendário ilha Terceira pelo seu caráter inovador e de excelência. Este evento é uma oportunidade de reunir no mesmo espaço vários especialistas sobre este tema, permitindo aprofundar o conhecimento e a partilha de experiências," acrescentou.

Para Mónica Oliveira, presidente da Bioazórica," a Biofeira assume-se como um dos instrumentos importantes na valorização deste modo de produção, contribuindo para o desenvolvimento da Agricultura. Ao longo de três dias, serão abordados temas relacionados com a produção, comercialização e sensibilização da comunidade para as vantagens dos produtos biológicos ao nível do ambiente, da biodiversidade e da alimentação".

"O culminar de seis anos de trabalho traduz-se na colocação de produtos biológicos em superfícies comerciais da ilha Terceira. São novos desafios que encaramos com muito orgulho e dedicação. Continuaremos a trabalhar no sentido de alavancar a produção biológica, reforçando as nossas áreas de produção e comercialização", salientou a responsável pela cooperativa Bioazórica.

José Élio Ventura, diretor regional da Agricultura, enalteceu o apoio do Município da Praia da Vitória na dinamização do setor agrícola nos Açores.

"A CMPV tem sido um parceiro imprescindível em várias vertentes da agricultura, permitindo aprofundar a reflexão sobre os problemas da agropecuária nos Açores. Esta ação é meritória, pois existe um acompanhamento contínuo da parte desta autarquia na promoção destes eventos, reforçando a sua sustentabilidade," salientou o responsável regional.

"Gostaria de enaltecer a forma como a Autarquia praiense acarinha o processo de organização da Biofeira. Isto trata-se de um pioneirismo por parte da CMPV e da BioAzórica, pois é interessante encontrar estruturas semelhantes que tenham o mesmo protagonismo ou que tenham criado um conjunto de conhecimento e envolvimento nestes assuntos," finalizou.

PROGRAMA DA V BIOFEIRA

Na sexta-feira, dia 25 de maio, decorre a inauguração da V Biofeira, com os discursos oficiais, às 17h00. De seguida, às 18h30, realiza-se a palestra "Smart Food", com Avelino Ormonde, da Bio Fontinhas, no Pequeno Auditório. Está previsto ainda, às 21h00, uma atuação musical de Sónia Pereira e Nivaldo Sousa. Neste dia, o espaço encerra às 23h00.

Durante o período da manhã de sábado, 26, o evento tem início às 10h00 com a abertura do Espaço de Restauração, Venda de Produtos Bio e Artesanato. 15 minutos depois, decorre uma atividade de observação de Aves, promovida pelo Projeto CWR (o ponto de encontro será na Biofeira). Está ainda previsto, pelas 11h00, uma atividade física com Nuno Moreira.

No que concerne às atividades do período da tarde, a partir das 14h30, realiza-se o "Science Show - experiências divertidas para todas as idades", promovida pelo Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, no Espaço Infantil. Terá lugar, pelas 15h00, uma atuação do grupo de teatro "Da Vinci", subordinada a uma adaptação da história "Cuquedo". Pelas 16h00, terá início a sessão de palestras, moderadas por Francisco Maduro Dias, no Pequeno Auditório. O primeiro tema consiste na "Produção de carne em modo Biológico", e terá como oradora Ana Branco, da TryBio. O segundo assunto abordado será a "Apicultura em Modo de Produção Biológico", com Miguel Vilas Boas, do Instituto Politécnico de Braga. O último tema, intitulado, "Plantação e manutenção de um pomar biológico", será abordado por Jorge Ferreira (orador), da Agro-Sanus Lda. Está previsto, pelas 18h30, um workshop de green smoothies, Pudim Verde, promovido por Avelino Ormonde, da Bio Fontinhas, no Pequeno Auditório. Terá lugar, às 21h00, a atuação musical de João Pedro Santos. O encerramento do espaço será pelas 23h00.

Na manhã de domingo, 27 de maio, a abertura do recinto decorrerá às 10h00, seguida de uma atividade de Observação de Aves, pelo Projeto CWR, 15 minutos depois. Às 11h00, terá lugar o workshop "Yoga - como manter o corpo jovem", ministrado por São Campos. Decorre ainda, pelas 12h30, o workshop "Kit banho", proporcionado por Maria do Carmo Lima, no Espaço Infantil.

Durante a tarde, segue-se às 13h00 um rastreio de saúde, com avaliação de glicémia, sinais vitais e índice de massa corporal, promovida pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. Terá lugar, às 15h00, uma sessão de estimulação sensorial para bebés, subordinada ao tema "A Quinta", proporcionado pelo Ginásio Da Vinci. O início das palestras está agendado para as 16h00, no Pequeno Auditório, com a moderadora Fátima Amorim. O convidado Jorge Ferreira, da Agro-Sanus Lda., apresentará a "Agricultura biológica e alimentação saudável", seguindo-se a intervenção de Diogo Araújo, da direção regional da Agricultura, sobre "A importância da matéria orgânica na fertilidade do solo". Após esta sessão, segue-se os convidados Ana Carla Ourique João Reis, da direção regional do Desenvolvimento Regional, que irão abordar os "Apoios à Agricultura Biológica, no âmbito do PRORUAL + e do POSEI, finalizando com o testemunho de Ana Branco, da TryBio, sobre o tema "Sanidade animal em Modo de Produção Biológico". Às 18h30, decorre a atuação do Grupo Folclórico "Canção Regional Terceirense". O encerramento da Bio feira está previsto para as 20h00.

GP-MPV/JP