Jornal da Praia

PUB

CÂMARA DA PRAIA LANÇA PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE DE GÉNERO

Segunda, 14 de Maio de 2018 em No Concelho 144 visualizações Partilhar

CÂMARA DA PRAIA LANÇA PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE DE GÉNERO

Unir esforços em prol da criação de uma sociedade mais justa e igualitária para as novas gerações constitui um dos objetivos centrais do Plano Municipal para a Igualdade de Género. O encontro, que reuniu diversas entidades do Concelho, decorreu esta terça-fera,15, na Casa das Tias de Vitorino Nemésio, a fim de avaliar e determinar a implementação de medidas sobre esta matéria a nível local.

Segundo Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, " a concretização de um Plano Municipal para a Igualdade é extremamente importante, considerando os desafios das sociedades atuais. Falar de igualdade, principalmente da igualdade de géneros, justifica o apoio e a necessidade de todos trabalharmos em prol de uma sociedade mais igualitária. A Autarquia praiense entende que deve ser trilhado um caminho assente no reforço dos direitos civis e sociais”.

"O trabalho nesta vertente divide-se em três patamares distintos, mas complementares. Existe todo um esforço interno a ser feito, nomeadamente na correção de eventuais desigualdades que existam dentro do próprio grupo municipal. Concretamente, e a nível externo, devem ser criadas políticas que possam ser aplicadas por todas as entidades do Concelho, no sentido de promover estratégias que promovam a igualdade. Por último, e mais importante, esta transmissão de valores que colocam no mesmo patamar homens e mulheres são essenciais na formação das futuras gerações", enalteceu o edil praiense.

"A igualdade é um dos temas que deve integrar a educação dos nossos jovens, para que no futuro esta questão esteja completamente ultrapassada e não seja, em momento algum, posta em causa. Se este for um trabalho geracional, mais facilmente, conseguiremos ter homens e mulheres capazes de responder aos desafios da sociedade", referiu.

"A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) já nomeou os membros do Conselho Municipal da Igualdade, que irão desenvolver um trabalho nesta matéria, e no futuro, contamos com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a fim de aprofundarmos a nossa atuação e criarmos sinergias," acrescentou.

Durante a apresentação, o autarca dirigiu uma palavra de apreço à vereadora com o pelouro da Solidariedade Social, Paula Ramos, pelo trabalho desenvolvido nesta matéria e também na organização da receção à Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

"A Solidariedade Social assume um papel estruturante na comunidade, exigindo diariamente a concretização de medidas que promovam a cidadania e os princípios fundamentais associados ao equilíbrio social. Empenho e dedicação caracterizam o trabalho desenvolvido pelos técnicos e Vereadora responsável por esta área", acrescentou.

O encontro foi ministrado por Rosa Oliveira, membro da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e por Nuno Gradim, Jurista da Delegação Regional Norte, que realçaram a importância deste trabalho na nova estratégia nacional para o combate de problemas sociais.

"Esta iniciativa, integrada na nova estratégia nacional, pretende numa primeira fase fazer um diagnóstico da situação atual juntos das chefias e colaboradores, para que depois seja possível agir contra os eventuais problemas existentes," referiu Rosa Oliveira.

"A criação de instrumentos que permitam a implementação de boas práticas na promoção da igualdade, assim como a aplicação de políticas no próprio Concelho sobre esta vertente é algo muito importante. Estão a ser tomadas medidas que implicam mudança e envolvem uma nova forma de atuação, reforçando o desenvolvimento sustentável e a valorização social", disse Nuno Gradim.

GP-MPV/JP