Jornal da Praia

PUB

CELEBRAR O DIA DA EUROPA É “PREPARAR O FUTURO”, AFIRMA DIRETORA REGIONAL DOS ASSUNTO EUROPEUS

Sexta, 11 de Maio de 2018 em Atualidade 26 visualizações Partilhar

CELEBRAR O DIA DA EUROPA É “PREPARAR O FUTURO”, AFIRMA DIRETORA REGIONAL DOS ASSUNTO EUROPEUS

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus afirmou hoje, em Ponta Delgada, que comemorar o Dia da Europa “é mais que evocar o passado”, sublinhando que se trata de “celebrar a atualidade do projeto europeu e preparar o nosso futuro”.

Célia Azevedo, que falava numa sessão de esclarecimento sobre a União Europeia organizada pela Biblioteca Emanuel Jorge Botelho, da Escola Básica Integrada Canto da Maia, frisou que deve ser celebrado “o que nós somos para a Europa e na Europa”.

Para a Diretora Regional, isto é “ainda mais importante” do que lembrar o acontecimento que permitiu a assinatura, por seis Estados, do Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, seis anos depois daquela que foi a mais sangrenta e mortífera das guerras na Europa.

“A União Europeia, um projeto em contínuo aperfeiçoamento, é um processo geracional que conta com os valores e a participação dos jovens, dos Açorianos e dos Açores”, afirmou Célia Azevedo, dirigindo-se a cerca seis dezenas de alunos do 5.º e do 6.º ano, num evento inserido nas celebrações do Dia da Europa naquele estabelecimento de ensino.

Na sua conversa com os jovens estudantes, a Diretora Regional explicou o funcionamento das instituições e organismos europeus, salientando de que forma os Açores se integram no projeto europeu e onde e como estão representados para defenderem os seus interesses.

Por outro lado, a Diretora Regional lembrou as oportunidades de formação, de mobilidade e de desenvolvimento de projetos que existem no quadro da União Europeia, sensibilizando os jovens para o interesse e importância dessas experiências europeias.

“É fundamental fazermos uso destas oportunidades em benefício próprio, mas também em benefício da nossa Região”, defendei a Diretora Regional, frisando que, “habilitados com competências e conhecimento, posicionamo-nos, certamente, entre os melhores da Europa”.

ASSEMBLEIA COM FACHADA AZUL

O Dia da Europa, comemora-se anualmente a 09 9 de maio, em toda a Europa, celebrando-se a paz e a unidade do continente europeu e assinalando-se o aniversário da histórica «Declaração Schuman». A 09 de maio de 1950, em Paris, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, propõe a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Defendia, assim, a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções.

Assinalando a efeméride a Assembleia Legislativa iluminou na noite de 09 de maio a sua fachada com a cor azul, a cor da União Europeia. Esta iniciativa integra o Plano de Atividades para 2018 da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), da qual é Presidente Ana Luís.

O ano passado, a CALRE assinalou esta efeméride com a divulgação de um comunicado comemorativo. Este ano, durante a noite de 9 de maio, as Assembleias e Parlamentos membros da CALRE aderentes à iniciativa iluminaram as suas fachadas de azul ou com a bandeira da União Europeia, lembrando, assim, a «Declaração Schuman», considerada o mote da União Europeia atual.

GaCS/SN/ALRAA/JP