Jornal da Praia

PUB

GOVERNO DOS AÇORES EM PARCERIA COM A AJAIT E TEATRO MICAELENSE, LANÇA PLANO FORMATIVO ACADEMIA J

Quinta, 10 de Maio de 2018 em Atualidade 44 visualizações Partilhar

GOVERNO DOS AÇORES EM PARCERIA COM A AJAIT E TEATRO MICAELENSE, LANÇA PLANO FORMATIVO ACADEMIA J

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresentou na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), na Praia da Vitória, terça-feira, 08 de maio, o Plano Formativo da “Academia J”, centrado em três áreas.

“Este ano iniciamos um conjunto de formações em várias áreas, tendo este primeiro pacote três áreas de formação: a comunicação, a organização de eventos e o marketing digital", afirmou Berto Messias.

O titular da pasta da Juventude, que falava perante algumas dezenas de jovens, salientou que este plano formativo foi desenvolvido pela Direção Regional da Juventude e conta com a parceria da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira e do Teatro Micaelense.

Berto Messias frisou que o plano “entronca nos três eixos estratégicos de ação para as políticas de juventude da Região definidos no início da legislatura”, nomeadamente "o aumento da empregabilidade, da qualificação e da participação cívica dos jovens”.

“Este plano de formação é o início de um ciclo de formações que queremos que sejam uma mais-valia e um complemento à formação académica e profissional dos nossos jovens e que contribuam para o aumento da capacidade de empregabilidade, bem como apoiem pessoas que, já estando a trabalhar ou a gerir negócios, possam desta forma aumentar e melhorar as suas competências”, afirmou.

“Estas três áreas de formação compõem o primeiro ciclo formativo mas, no futuro, definiremos novas áreas com base nas ideias e contributos dos jovens, sendo por isso importante que, através das redes sociais e do sítio da Direção Regional da Juventude, os jovens nos digam quais as formações que pretendem que aconteçam no futuro”, acrescentou o Secretário Regional.

Para esse efeito, Berto Messias apelou aos jovens açorianos para que se informem, se inscrevam e façam chegar informação à DRJ sobre as áreas em que gostariam de ter formação, salientando que “estando reunido o número mínimo de pré-inscritos, serão abertas novas formações”.

Este primeiro ciclo de formações irá decorrer ao longo dos meses de maio e junho, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, e no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, tendo Berto Messias adiantado que o Governo dos Açores "pretende alargar este modelo a todas as ilhas”.

Os interessados podem obter mais informações, através do endereço eletrónico www.juventude.azores.gov.pt, do telefone 296 304 470 ou do email drj@azores.gov.pt.

“ACADEMIA J” COM PAPEL ESTRUTURANTE NA FORMAÇÃO

Já Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, referiu tratar-se de “um dia importante para o concelho da Praia da Vitória, pois estamos a reforçar a oferta formativa da AJAIT, em parceria com o Governo Regional. O Plano Formativo da Academia J assume um papel estruturante na formação dos nossos jovens e da população em geral, na medida em que dota os mesmos de ferramentas importantes que conduzem ao sucesso pessoal, profissional e, acima de tudo cívico".

"Acreditamos que com este reforço conseguiremos trilhar um novo caminho, assente na valorização de competências e também na criação de oportunidades em diferentes áreas de formação, organizadas pelo Governo Regional dos Açores, nomeadamente a Comunicação, a Organização de Eventos e o Marketing Digital. Estas irão abranger não só jovens, mas também, pessoas de diferentes faixas etárias e, consequentemente, permitir uma maior partilha de experiências entre todos, o que para nós é também muito importante e extremamente enriquecedor", referiu o responsável municipal.

"Enquanto cidadãos do futuro, acredito que estas ferramentas serão importantes na persecução de sucessos na vida pessoal e profissional. A partilha de conhecimentos a e constante aprendizagem são fundamentais para atingirmos os nossos objetivos", disse.

Na ocasião, o autarca salientou o esforço da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na promoção de atividades culturais e formativas junto dos jovens e comunidade.

"Gostaria também de salientar o esforço da CPC na preparação de atividades para a comunidade. Paralelamente a estas formações, existem um conjunto iniciativas culturais e formativas que, ao longo do ano, são preparadas no sentido de valorizar a Cidade e a ilha Terceira", acrescentou.

PROGRAMA DE FORMAÇÕES NA AJAIT

A primeira formação, intitulada "Marketing Digital: Social Media Marketing & Facebook Marketing", decorre de 18 a 20 de maio, ministrada por Luís Pimentel, especialista em Redes Sociais, Marketing Digital e Planeamento Estratégico de Presença Online.

A segunda ação, denominada "A Comunicação como Viagem", realiza-se nos dias 01 e 02 de junho, e tem como orador Augusto Madureira, jornalista da SIC.

A última iniciativa, intitulada " Produção e Marketing de Eventos", ocorre de 15 a 17 de junho, sob a orientação da entidade Restart, escola de Lisboa que promove novas tecnologias de promoção e divulgação de acontecimentos.

As mesmas formações decorrerão também na ilha de S. Miguel, concretamente no Teatro Micaelense, entre os dias 25 e 27 de maio, "Marketing Digital: Social Media Marketing & Facebook Marketing"; a 08 e 09 de junho, "A Comunicação como Viagem"; e de 22 a 24 de junho, a "Produção e Marketing de Eventos".

As formações têm o custo individual de 35 euros, sendo 25 euros para os portadores do Cartão Interjovem.

GaCS/TM/GP-MPV/JP