Jornal da Praia

PUB

CARTÃO INTERJOVEM É “INSTRUMENTO DE COESÃO REGIONAL”, AFIRMA BERTO MESSIAS

Segunda, 30 de Abril de 2018 em Atualidade 100 visualizações Partilhar

CARTÃO INTERJOVEM É “INSTRUMENTO DE COESÃO REGIONAL”, AFIRMA BERTO MESSIAS

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares afirmou ontem, em Angra do Heroísmo, que o Cartão Interjovem constitui um "importante passaporte para a mobilidade juvenil”, sendo também um “forte instrumento de coesão regional”.

“O Governo Regional pretende que os jovens açorianos, que vão construir aquilo que serão os Açores nos próximos 50 anos, sejam cada vez mais conhecedores da realidade de cada uma das nossas ilhas e, consequentemente, estejam melhor informados e mais predispostos a perceber e a ser solidários no processo de construção de uns Açores unidos e coesos enquanto Região”, afirmou Berto Messias, na apresentação do Cartão Interjovem 2018.

“A coesão regional também se constrói com este tipo de instrumentos, que fomentam e promovem a mobilidade interna, contrariando assim possíveis divisionismos, que serão sempre negativos para o projeto de desenvolvimento regional equilibrado e sustentável que temos posto em prática através das políticas públicas que desenvolvemos”, acrescentou o responsável pela pasta da Juventude.

Para Berto Messias, “quanto maior for a mobilidade juvenil dentro das ilhas dos Açores, mais unida e mais coesa será a Região no futuro".

"O jovem que se desloque por várias vezes a outras ilhas tem outra perceção dessa ilha, tem outro conhecimento da realidade dessa ilha e, naturalmente, estará mais predisposto a perceber as caraterísticas muito próprias de cada uma das ilhas”, frisou.

Berto Messias salientou, por isso, que o Cartão Interjovem “é muito mais do que um passaporte para os jovens se deslocarem aos vários festivais de verão que ocorrem na Região”.

 “O cartão deste ano, além de passar a ser disponibilizado para compra através de aplicação para smartphone, garante também descontos ao nível das passagens aéreas e das acessibilidades marítimas, descontos em estadias na nossa rede de pousadas de juventude, acesso gratuito aos centros interpretativos, aos museus e aos parques naturais da Região, bem como um conjunto de descontos em parceiros de diversos setores, em todas as ilhas dos Açores”, facilitando aos jovens “as experiências e as emoções que todas as ilhas felizmente conseguem proporcionar”, afirmou o Secretário Regional.

O Cartão Interjovem passa a ter a validade de um ano a partir da sua aquisição e é comercializado ao preço único de 40 euros, tendo como público-alvo os jovens dos 13 aos 30 anos.

Os interessados podem obter mais informações no endereço eletrónico www.cartaointerjovem.com.

GaCS/TM/JP