Jornal da Praia

PUB

NÃO HÁ DINHEIRO

Sexta, 20 de Abril de 2018 em Opinião 427 visualizações Partilhar

NÃO HÁ DINHEIRO

Durante o verão, os alunos açorianos procuram o Estagiar U para terem uma experiência no mercado de trabalho, e assim, prepararem a sua inserção no mundo laboral. Não fora, de quando em vez, a politização dos programas de estágio, esta seria uma metodologia adequada para a difícil realidade dos Açores no que respeita ao emprego.

A resolução do Governo Regional de 13 de abril que impõe mudanças inadmissíveis no Estagiar U é a demonstração de que só há uma coisa a dizer – não há dinheiro! O Governo Regional começa a esgotar o seu plafond e o futuro não é o mais promissor. A verdade é que o processo negocial na Europa, no que concerne aos fundos comunitários, deixa antever novos tempos e novas exigências em termos orçamentais.

O Governo reduz, assim, as horas de trabalho nesse programa de estágio de 35h para 20h e a compensação pecuniária mensal fixa-se no valor de 50% da remuneração mínima garantida. Esta alteração é apenas um sinal que mostra à evidência o que está para vir.

Não há quem sobreviva à negação deste governo que esconde a realidade das coisas, floreando-as. À custa da sua ânsia por sobreviver, vamos regredindo sem saber. Isto é apenas o levantar do véu de um problema maior. Veremos se o governo ficará por aqui.

Emanuel Areias