Jornal da Praia

PUB

CMPV REFORÇA PROXIMIDADE COM ENTIDADES DA CALIFÓRNIA A FIM DE DINAMIZAR ENCONMIA LOCAL

Domingo, 15 de Abril de 2018 em Atualidade 105 visualizações Partilhar

CMPV REFORÇA PROXIMIDADE COM ENTIDADES DA CALIFÓRNIA A FIM DE DINAMIZAR ENCONMIA LOCAL

Integrado no conjunto de visitas às comunidades da diáspora nos Estados Unidos da América (E.U.A), a comitiva da Autarquia praiense, constituída por Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal, e Carlos Armando Costa, vice-presidente estabeleceu, na quinta-feira, 12, diversos contatos com entidades institucionais e empresas situadas no estado da Califórnia, nomeadamente nas cidades de São José e São Francisco. Os encontros permitiram o reforço da atratividade turística e económica da Praia da Vitória no mercado externo.

"A Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende reforçar a presença no mercado dos E.U.A, unindo esforços com as entidades institucionais e empresas. Acreditamos que esta troca de experiências, assente no apoio e proximidade, é extremamente profícua para dinamizar a imagem e um importante contributo para a economia do Concelho. Continuaremos a apostar no turismo, através da promoção da identidade cultural praiense e também da captação de investimento para as freguesias e Vila que constituem a Praia da Vitória", salientou o responsável municipal.

"Numa primeira fase, e com o apoio de Nelson Ponta Garça, Conselheiro das Comunidades Portuguesas e Vice-Presidente do Conselho Mundial das Comunidades, foi possível, partindo de uma política de proximidade, partilhar das preocupações da comunidade açoriana situada em São José e reconhecer as mais-valias deste local, um dos mais importantes polos económicos dos EUA ", acrescentou o autarca.

"Na cidade de São Francisco, e após um encontro com a Cônsul Geral de Portugal, Maria João Lopes Cardoso, foi possível, através da visita às instalações do Consulado de Portugal, concluir que é fundamental alertar para a falta de condições e recursos humanos existentes neste local, no sentido de tentarmos suprimir as necessidades das comunidades portuguesas, especialmente praienses", reforçou.

"Este conjunto de visitas pauta não só pela promoção turística e económica da Praia da Vitória além-fronteiras, mas também pelo apoio às comunidades da diáspora. É no contacto direto com a realidade local que passamos a conhecer de perto as precauções e medidas necessárias à promoção do bem-estar e segurança dos praienses espalhados pelo mundo", disse.

Para além partilha de experiências junto de entidades institucionais do estado da Califórnia, decorreram reuniões com as empresas AICEP Portugal Global, Netflix e Azores Airlines.

“Reunimos com Filipe Costa, Cônsul Económico da AICEP Portugal Global, a fim de apresentarmos a estratégia de investimento da Praia da Vitória junto da nossa comunidade nos E.U.A. Outro dos nossos encontros foi com Bobby Meneses, da Netflix, responsável pela distribuição a nível mundial. Um praiense, oriundo da freguesia das Quatro Ribeiras, que muito

"Na reunião com Zeto Carvalho, da Azores Airlines, e ao nível do reforço dos transportes aéreos para ilha Terceira, constatamos que existe a necessidade de reforçar a ligação direta de Oakland para a ilha Terceira de forma permanente. Há ainda uma preocupação relacionada com a operação da SATA para este ano, visto que houve uma alteração da aeronave prevista para reforço das ligações aéreas. Esperamos que estas sejam asseguradas, considerando a sua importância no reforço das ligações entre os EUA e a Praia da Vitória", concluiu.

GP-MPV/JP